TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Do Risco Financeiro

Ensaios: Gerenciamento Do Risco Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 2

GERENCIAMENTO DO RISCO FINANCEIRO

O processo de gerenciamento de risco financeiro em instituições bancárias vem passando por uma evolução ao longo dos últimos anos. Os métodos de tomada de decisões tradicionais baseados exclusivamente em critérios julgamentais têm perdido espaço nas atividades dos bancos, que buscam instrumentos mais eficazes para gerenciar suas exposições a risco de crédito.

O que é Risco Financeiro ?

Risco Financeiro é uma probabilidade de ocasionar uma perda financeira ou de recursos financeiros para instituição. É possível calcular o percentual de probabilidade percentual desta perda. Para isso, temos que entendê-lo para que se possa mensurar e gerenciar o risco. Seria impossível o mercado financeiro não incorrer em risco financeiro. Uma instituição financeira ao atuar no mercado incorre em risco, mas ela precisa saber quais riscos está correndo, entender esse risco para mensurar e assim precaver de forma a minimizar, não para evitar, pois é impossível não correr em risco financeiro, mas é preciso saber do risco que está correndo e saber do tamanho deste risco a qual está disposta a correr em função da probabilidade, da possibilidade de retorno, da receita e de resultado a se alcançar.

Pode-se classificar os riscos financeiros como estratégicos e não-estratégicos. Os estratégicos são aqueles assumidos voluntariamente. Uma cautelosa exposição a esses tipos de riscos é fator fundamental para o sucesso das atividades comerciais. Já os riscos não-estratégicos são aqueles que não podem ser controlados e, portanto, não podem fazer parte da estratégia da empresa.

O Banco Central do Brasil, através da Resolução Nº 2.138/1994 e Circular nº 2.583/1995, determina que as instituições financeiras abram sistemas de controle de risco, devendo atestar, junto a ele, que estes modelos garantem a segurança de suas operações no mercado financeiro.

BANCO CENTRAL DO BRASIL

RESOLUÇÃO Nº 2.138, de 29 de dezembro de 1994

Autoriza a realização, no mercado de balcão, de operações de "swap" e de opções sobre "swap", referenciadas em ouro, taxas de câmbio, taxas de juros e índices de preços por parte das instituições que especifica.

BANCO CENTRAL DO BRASIL

CIRCULAR Nº 2.583, de 21 de junho de 1995

Institui a necessidade de publicação de informações relativas a operações realizadas nos mercados de derivativos e esclarece acerca do disposto no art. 5º da Resolução nº 2.138, de 29.12.94.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com