TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de caixa e planejamento financeiro

Artigo: Gerenciamento de caixa e planejamento financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Artigo  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

A atividade financeira reproduz-se por meio dos valores monetários que as empresas possuem. A forma como a gestão é reproduzida, ou seja, a partir dos valores monetários que possui, realiza-se nos departamentos internos, do mesmo modo que se relaciona com partes externas, como investidores por exemplo.

Faz parte das funções das empresas adquirir bens e serviços, produzir ou transformar e adequar à venda e a de vender bens ou prestar serviços a outros sujeitos econômicos.

Para que a empresa se mantenha ativa, ou seja, produza, compre, venda ou troque, necessita, entre uma série de fatores, de meios ou recursos financeiros.

Desse modo, podemos afirmar que é papel do departamento financeiro cuidar para que a empresa obtenha tais recursos, visando elevar a soma dos resultados tanto quanto possível.

Levando em consideração não apenas os lucros imediatos, deve se organizar a fim de assegurar lucros futuros. O capital precisa ser mantido para que a empresa tenha condições de desenvolver-se, visto o mercado competitivo a qual fazem parte.

A partir do conhecimento proporcionado pela política e estratégia financeira, a gestão financeira define como metas:

Alimentar a empresa de disponibilidades quando necessário;

Assegurar a melhor situação dos recursos financeiros da empresa;

Controlar para que nenhum bem seja inutilizado ou mal utilizado; Otimizar a rotação dos recursos e das aplicações;

O motivo pelo qual a gestão financeira se faz indispensável para qualquer organização é o de assegurar que a empresa tenha conhecimento de quanto dinheiro vai precisar, como conseguir esse dinheiro e de que forma investir o dinheiro disponível, com a intenção de alcançar os objetivos traçados.

É importante lembrar que, a menos que a organização aplique seus recursos financeiros de forma aberta e responsável, a possibilidade de receber dinheiro externo é praticamente inexistente.

Normalmente os investidores estão preocupados em saber se o dinheiro está sendo empregado de forma adequada e segura, o que significa que a organização deve ter uma consistente gestão financeira.

GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

A gestão financeira é uma atividade que abrange o passado, o presente e o futuro.

Organizar o registro de todo o dinheiro que a organização já recebeu e gastou, faz parte de uma boa gestão; essa ação se refere ao passado.

Controlar o dinheiro pertencente à organização é uma atividade relacionada ao presente da gestão financeira. Baseado nas ações do passado e presente é possível fazer projeções para o futuro.

Vimos então, de forma geral, as características de cada momento relacionado à gestão financeira.

É interessante perceber que, assim como na história da humanidade, a atividade financeira carece de conhecimentos do passado, nesse caso o passado financeiro das empresas, para programar-se no presente e projetar-se no futuro.

Se a gestão financeira for realizada com qualidade será possível informar à direção da companhia a respeito da capacidade da empresa, ou seja, saber a quantidade de dinheiro em mãos, e a partir desses dados, se organizar para o mercado presente, assim como para o futuro.

A administração das finanças do passado, presente e futuro passa por três tarefas de gestão financeira, que embora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com