TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do gerenciamento financeiro e orçamentário hoje

Pesquisas Acadêmicas: Importância do gerenciamento financeiro e orçamentário hoje. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.064 Palavras (17 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 17

Administração Financeira

Capítulo 1

Introdução

A administração financeira é um conjunto de práticas administrativas que envolvem a análise e o planejamento das atividades financeiras de uma empresa com o objetivo de melhorar seus resultados e o lucro. Através desta gestão é possível visualizar a situação atual da empresa bem como planejar seu futuro a curto, médio e longo prazo.

O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da administração financeira e orçamentária nos dias atuais e como ela pode garantir o sucesso e a vantagem competitiva de uma organização.

Para continuarmos neste assunto é preciso entender o que representa a área financeira e orçamentária de uma empresa.

A área Financeira e Orçamentária

Para continuarmos neste assunto é preciso entender o que representa a área financeira e orçamentária de uma empresa.

Esta área ocupa-se de todo o processo de transferência de fundos entre as organizações sendo responsável pelos orçamentos, previsões financeiras, administração de caixa, análise de crédito e de investimentos, captação de recursos.

O gestor financeiro precisa estar preparado para administrar os recursos da empresa de tal forma que o retorno aos acionistas seja suficiente para mantê-los como investidores, além de preocupar-se com a satisfação de seus clientes, consumidores e fornecedores internos e externos.

Atribuições do gestor financeiro

Atualmente, com a grande competitividade do mercado e com as grandes mudanças no ambiente econômico a figura do administrador financeiro tornou-se cada dia mais necessária nas organizações e as atividades desempenhadas por este cada vez mais complexas.

Além das funções básicas de um administrador, de planejar e controlar as atividades da empresa, agora o administrador financeiro precisa também prever e decidir.

Para um profissional deste ramo é essencial que além de conhecer sua empresa, este conheça o mercado em que atua bem como a economia como um todo, visto que a partir da globalização, cada vez mais, as organizações sejam elas pequenas ou grandes sofrem influencias diretas das mudanças econômicas mundiais.

O administrador financeiro precisará conhecer sua empresa e ter a visão sistêmica da atividade para garantir que esta esteja sendo operada da forma mais eficiente possível. Precisará também conhecer o mercado financeiro afim de analisar e avaliar entre diversas propostas, qual o melhor investimento a se fazer e quando fazê-lo. Ser capaz de captar novos recursos também é essencial, além de saber analisar, planejar e prever os riscos envolvidos nas tomadas de decisão.

A importância da Administração Financeira e Orçamentária

A globalização permitiu que as organizações pudessem aproveitar recursos materiais e humanos mais competitivos existentes em outros países e dessa forma reduzir custos e despesas. A utilização de tecnologias da informação também tem ajudado as organizações a otimizarem seus processos permitindo assim a melhor empregabilidade de seus recursos.

Com isso o mercado tronou-se muito mais competitivo, ao ponto que este processo possibilita que as organizações em geral sejam mais eficientes e com isso tenham chances parecidas

A partir daqui a administração financeira e orçamentária em cada organização passa a ser um importante fator competitivo.

O administrador que conseguir controlar, analisar, planejar e decidir de maneira mais assertiva fará com que sua organização seja mais competitiva no mercado.

Este precisará garantir que todo o processo realizado dentro de sua empresa seja o mais eficiente possível, sem falhas e sem perdas. Precisará ter domínio de mercado para analisar as melhoras propostas de crédito bem como as melhores formas de investimento além de acompanhar os resultados financeiros, implantando em tempo hábil as ações corretivas e propondo sempre ações de melhoria.

Em relação ao planejamento, precisará ser assertivo em suas previsões, considerando fatores como a situação do mercado, a situação atual e o histórico da empresa, bem como analisar os riscos envolvidos em cada decisão.

Com uma administração financeira e orçamentária eficiente, a empresa terá informações históricas e atuais sobre suas finanças e com isso, diante de uma mudança repentina, o administrador poderá tomar decisões rápidas e seguras, mantendo assim a organização estabilizada mesmo em momentos de crise.

Esta estabilidade trás confiança aos acionistas e atrai novos investidores, bem como facilita a tomada de crédito o que possibilita novos investimentos garantindo assim o crescimento da empresa.

A Administração Financeira ou Finanças, como quase toda ciência, traz em seu escopo as mudanças do mundo contemporâneo. Suas técnicas, métodos quantitativos e estrutura conceitual vêm sendo ampliada, o que aumenta sua relevância para as organizações. Por outro lado, o administrador financeiro passou a ser mais exigido, o que ocasionou a necessidade de especialização e atualização perene.

Finanças Corporativas, objeto desse artigo, estuda os processos e tomadas de decisão nas empresas. O segmento de Mercado Financeiro debruça-se sobre os comportamentos dos mercados, seus diferentes títulos e valores mobiliários negociados, bem como as instituições que atuam nesse segmento. Finanças Pessoais, por sua vez, estuda os financiamentos e investimentos da pessoa física e suas relações com o Mercado Financeiro.

O administrador financeiro, diante da complexidade do mundo empresarial, precisa de uma visão holística da empresa e de seu relacionamento com o ambiente externo. Pois, o conhecimento de técnicas e métricas financeiras isoladas se mostra insuficiente, sendo necessária uma abertura para valores e informações estratégicas.

O administrador financeiro moderno precisa de uma visão integral da organização para detectar oportunidades e ameaças, tanto internas, quanto externamente. Também é imprescindível a capacidade de analisar dados e informações e fazer inferências acerca dos comportamentos e ações futuros.

Administrar é, em última análise, decidir. Todo administrador financeiro deve ser um especialista em tomar decisões acertadas. A continuidade (sobrevivência) de uma empresa é diretamente dependente da qualidade das decisões tomadas por seus administradores. Daí a importância de se combater o amadorismo na gestão financeira, contratando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com