TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Economia

Trabalho Universitário: Questões De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Definir o que se entende por um problema econômico.

O problema econômico é uma teoria que propõe que os recursos existem em quantidade determinada, a qual é insuficiente para satisfazer todas as necessidades humanas. A proposta de tal teoria é que os desejos da humanidade são constantes e infinitos, devido à demanda em constante mudança da população, mas estes desejos serão sempre limitados pela quantidade de recursos (tanto naturais quanto humanos) disponíveis, tendo assim que escolher a quais desejos teremos que dar prioridade.

2 - Diferencie e exemplifique economia normativa e economia positiva.

A Economia Normativa descreve a economia como ela deveria ser (também conhecida como prescritiva), a qual procura determinar como poderíamos manipular a economia para atingir objetivos específicos, normalmente com finalidade de atingir um padrão de distribuição de riquezas. Afirmações como a que o Governo Federal deveria aumentar o valor do salário mínimo podem ser consideradas como de economia normativa. Já a Economia Positiva tenta descrever a economia como ela realmente é, se limitando ao entendimento dos fatos existentes e não levam em conta os julgamentos de valor do economista. Afirmações como a que a última crise econômica mundial causou o aumento na taxa de desemprego podem ser consideradas como de economia positiva.

3 - Diferencie os sistemas capitalista e socialista.

No Sistema Socialista a economia é centralizada e as questões econômicas são resolvidas por um órgão central de planejamento, onde os meios de produção são públicos. Já no Sistema Capitalista a economia é regida por forças do mercado, com livre iniciativa e onde os meios de produção são de propriedade privada.

4 - Conceitue curva de possibilidade de produção, exemplifique e analise possíveis pontos e deslocamentos.

5 - Explique a razão do formato da curva de possibilidade de produção ilustrando graficamente.

6 - Quais são e por que os problemas econômicos fundamentais originam-se da escassez de recursos de produção?

Pois se os recursos de produção fossem ilimitados não haveria necessidade de se pensar em que produzir e quanto produzir (poderíamos produzir bens em grandes escalas, mas como os recursos são escassos devemos escolher a relevância dos itens a produzir, sempre em quantidade limitada conforme a demanda), como produzir (os bens poderiam ser produzidos de qualquer forma, sem levar em conta nenhum fator econômico, mas pela escassez devemos escolher um método que maximize tanto o uso de matéria prima quanto os meios de produção e ao mesmo tempo minimize os custos) e para quem produzir. Neste caso não haveria razão para pensar em tais pontos (em que, como e pra quem produzir), pois todos nós teríamos acesso a todos os recursos disponíveis, dado a quantidade infinita de recursos, facilitando assim a produção ilimitada de bens. Os problemas ocasionados pela escassez de recursos de produção são vários, por exemplo, diminuição da atividade econômica originado pela baixa atividade empresarial, tendo como conseqüência o aumento da taxa de desemprego, originando baixo faturamento e consequentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com