TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre Burocracia

Trabalho Universitário: Questões Sobre Burocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

A inflexibilidade da gestão burocrática influencia nos resultados?

Sim, influencia. Pois com o excesso de normas e de padronização de rotinas, juntamente com a rigidez hierárquica, acaba-se dificultando a adaptação das decisões, quando, na verdade, as circunstâncias específicas deveriam ser tratadas de forma distinta das demais.

A padronização de normas e regras influencia na eficiência do governo?

Sim, a padronização de normas e regras influencia na eficiência do governo. Pois, com esta formalização, em que existem as regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito, evita-se a dupla interpretação de ordens e economizam-se esforços. A organização então é baseada em uma espécie de legislação própria que define antecipadamente como a organização burocrática deverá funcionar.

Todo sistema de qualidade deve ter quatro tipos de documentação, que são: manual de qualidade, manuais de procedimentos, manuais de instruções de trabalho, manuais de formulários, registros, listas e outros.

“Toda padronização da empresa é estabelecida de tal forma que a execução das tarefas possa ser feita com habilidade. A rotina é estabelecida de tal forma que a administração da empresa possa delegar condução dos processos às pessoas que os operam e passar a se preocupar com os projetos de melhoria que visam a conferir maior competitividade à empresa”. (CAMPOS, 1992, p. 71)

Segundo COLENGHI (2003, p. 85), afirma ainda que o manual de normas e procedimentos “é um excelente instrumento de desenvolvimento pessoal” e que a prática de normatização já está totalmente difundida na sociedade e faz parte da vida das pessoas, como por exemplo, as normas de segurança do trabalho, proteção do consumidor e outros.

A participação efetiva do funcionário contribui para a valorização do mesmo?

Na Teoria das Relações Humanas considerava-se o homem como sendo o maior patrimônio das organizações, sendo motivado a produzir por sua própria natureza, pregando a descentralização e a delegação, a auto avaliação e a administração participativa.

Na burocracia, a divisão do trabalho atende a uma racionalidade, isto é, ela é adequada aos objetivos a serem atingidos: a eficiência da organização. Há uma divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder, estabelecendo as atribuições de cada participante, os meios de obrigatoriedade e as condições necessárias. Então a participação efetiva de cada funcionário contribui para a valorização do mesmo, desde que sendo usada em sua função correspondente dentro da corporação.

Quais as consequências do corporativismo em uma empresa/instituição?

É natural que as corporações desenvolvam o chamado “espírito de corpo”, unindo seus membros na busca de interesses comuns. Algumas vezes este processo se dá de forma exagerada, o que recebesse o nome de “corporativismo”. Neste caso, ao invés de se voltar para o cumprimento de sua missão, a organização passa a se preocupar basicamente com seus próprios interesses. Outra manifestação comum do corporativismo é o protecionismo dos colegas, que faz com que erros ou mesmo atitudes desonestas sejam relevados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com