TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Monografias: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  5.868 Palavras (24 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 24

Gerenciamento de Equipe e Liderança – Magazine Luiza

A empresa

O Magazine Luiza S.A. foi fundado em novembro de 1957, por Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato, que adquiriram uma pequena loja no centro de Franca, chamada "A Cristaleira", que pouco tempo depois recebeu o nome de Magazine Luiza. Esta empresa familiar cresceu e se transformou em uma das maiores redes do comércio varejista do país. O maior diferencial da Empresa sempre foi o jeito especial no trato ao cliente. Em 1991 surgiu a necessidade de se criar um holding, e Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, sobrinha de Luiza Trajano Donato, assumiu o cargo de superintendente. Nesse momento, a empresa iniciou o Novo Ciclo e dá início a uma política descentralizada, a comunicação olho no olho e aprofunda-se e reforça o processo de valorização das pessoas.

O faturamento do Magazine Luiza em 2003 foi de R$ 918 milhões, o que representou um crescimento de 31,5% em relação a 2002. No ano passado, a Empresa passou pela maior expansão da sua história, inaugurou 47 novas lojas, quase uma por semana. O Magazine Luiza encerrou 2003 com 174 lojas.

Atualmente, a rede possui 184 lojas, geograficamente dispersas em cinco Estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás), o Magazine Luiza possui 4.800 funcionários. A partir de setembro, o Magazine Luiza contará com 235 filiais distribuídas em seis estados, pois a Empresa adquiriu uma rede de 51 lojas do Rio Grande do Sul – Lojas Arno.

Com isso, o Magazine Luiza passará a ter 5.700 colaboradores. O Magazine Luiza e as Lojas Arno, juntos, irão atender a uma base de cerca de 5,5 milhões de clientes em 175 cidades brasileiras.

A rede ainda possui hoje quatro centros de distribuição de produtos, um em Ribeirão Preto, em condições de atender o interior de São Paulo e Minas Gerais, outro em Ibiporã, interior do Paraná, estrategicamente localizado próximo a Mato Grosso do Sul, um em Sorocaba e um em Caxias do Sul para atender as lojas do Rio Grande do Sul.

O Magazine Luiza foi eleita a melhor empresa do Brasil para se trabalhar, segundo o ranking do Guia Exame "As 100 Melhores Empresas para Você Trabalhar", edição 2003, publicado pelas revistas Exame e Você S.A. Pelo sexto ano consecutivo a rede integra a publicação, sendo que nos dois anos anteriores apareceu na 3ª colocação. e está entre as 10 melhores para se

Trabalhar da América Latina, segundo pesquisa do Great Place to Work Institute. O Magazine Luiza também é a empresa mais admirada no setor de varejo de eletroeletrônico, segundo pesquisa da revista Carta Capital e da consultoria InterScience.

Se tivermos a preocupação de definir em apenas uma frase o pensamento coletivo do Magazine Luiza, carinhosamente chamado de "jeito Luiza de ser", talvez a melhor maneira fosse extrair um trecho do hino do Magazine Luiza: "O prazer de fazer é tão grande, que o medo de errar se esvanece, e a cada conquista se cresce um pouco mais".

1. Sistemas de Recrutamento e Seleção do Magazine Luiza

O perfil procurado pelo Magazine Luiza são de pessoas criativas, que tenham o desejo de crescer junto com a companhia. Aqueles que agregam valor às causas defendidas pela empresa, que trabalham em equipe e que realmente se comprometem com a empresa. Mostrar atitude, estar atento às inovações tecnológicas, gostar de desafios e ter foco em resultados são também requisitos importantes e desejáveis. Possuir uma visão do todo, mas também ser detalhista quando necessário e ter objetivos claros e bem definidos para sua carreira são outros pontos que devem ser destacados nas entrevistas.

O crescimento e desenvolvimento estão totalmente ligados à cultura da empresa, dessa forma é um dos seus maiores diferenciais em um mercado de concorrência tão acirrada como o varejo. Independente do cargo a ser ocupado, profissionais que compartilhem os mesmos valores, tenha objetivos e gostem de trabalhar “com” e “para” as pessoas são procurados por essa empresa.

Ao abrir um processo de seleção, o Magazine Luiza também se orienta, a princípio, por características pessoais como ética, transparência e respeito às pessoas.

Nas lojas, onde está a maioria dos colaboradores, o processo de seleção interna é feito de forma compartilhada entre o gerente e o Conselho de Colaboradores. Suas informações contribuem para definir o perfil do candidato e conhecer o seu desempenho profissional. Se a avaliação for positiva, o candidato é convidado para o processo seletivo, que é composto por testes de raciocínio lógico, matemática, redação e testes de reflexão que visam identificar valores da empresa nos candidatos. A orientação do Núcleo de Recrutamento e Seleção é sempre olhar para a pessoa, o indivíduo, e não somente para seu currículo e/ou formação.

Para vagas com cargos de liderança, como gerente em treinamento ou gerente regional, é realizado um painel de negócios com os candidatos, no qual são discutidos conhecimentos gerais.

Em seguida, o candidato é entrevistado pela diretora de Gestão de Pessoas, pelo diretor de Operações de Loja, pelo superior imediato e por mais um de seus futuros pares.

Quanto maior a responsabilidade do cargo a ser preenchido, maior o número de entrevistas, para garantir que o escolhido está preparado e reúne os valores defendidos e cultivados pela empresa.

São aplicados também testes e analisados o histórico do colaborador, sua evolução na carreira, seus resultados a longo prazo, seu desempenho nas Pesquisas de Clima e Avaliação 360º, para que se aplique o que a empresa chama de Meritocracia (Se além das qualificações profissionais esse candidato merece a vaga pelo seu mérito dentro da empresa).

O Magazine Luiza tem a política de priorizar os próprios colaboradores, quando abre novas vagas na empresa. Dessa forma, incentiva o plano de carreira e a satisfação profissional dos seus colaboradores. Em 80% das vagas abertas são preenchidos por pessoas que já fazem parte da equipe.

Se não há nenhum funcionário que atenda aos pré-requisitos exigidos pela empresa, é iniciado o processo de seleção externa. Mesmo assim, o colaborador que não ocupou a vaga tem a possibilidade de indicar um amigo, uma pessoa conhecida.

Com a concorrência externa, é dada uma semana de prazo para a captação de currículos. O setor de Recrutamento e Seleção faz a análise, envia ao requisitante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com