TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO PARA PESQUISA DE MERCADO

Por:   •  13/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 11

FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO

Isabela Silva

Joyce Diniz

Krisley Barcelos

Rafael Libório

RELATÓRIO FINAL PESQUISA DE MERCADO

Pedro Leopoldo

2016

Isabela Silva

Joyce Diniz

Krisley Barcelos

Rafael Libório

RELATÓRIO FINAL PESQUISA DE MERCADO

Estudo sobre possível construção de um Complexo Multiuso

[pic 1]

Pedro Leopoldo

2016

INTRODUÇÃO[pic 2]

Em continuidade a proposta da atividade de pesquisa de mercado, sugerida pela disciplina Marketing I e sob orientação do professor Vinícius Monteiro, encerra-se este Relatório, apresentando as principais conclusões da pesquisa e as sugestões de uso da mesma.

Para que a elaboração do projeto de pesquisa fosse satisfatória, as etapas para seu desenvolvimento deveriam ser obrigatoriamente cumpridas e seguir ainda, a ordem lógica para o alcance dos objetivos: Desenvolver instrumentos de coletas de dados; realizar a aplicação dos questionários; codificar e tabular os dados obtidos; apresentar o Relatório Final da Pesquisa de Mercado contendo a interpretação dos resultados. Todas estas questões, devidamente ponderadas, permitem o acompanhamento das preferências de consumo dos pesquisados.

Como contextualização, é importante entender que a possível construção de um Complexo Multiuso está ligada à ampliação da estrutura do Aeroporto Internacional de Confins. Não obstante, a produção desse Relatório Final visa aprovisionar subsídios para aproveitar os investimentos realizados na melhoria local.                                                        

A prestação de produtos e serviços no complexo multiuso foram estudados a título de interesse do público e levantados pelo questionário aplicado. Este relatório estrutura-se a partir da apresentação dos resultados tabulados e codificados, com respectiva análise e leitura das informações.

                 O método adotado na aplicação da pesquisa foi o exploratório, uma vez que se buscou conhecer as preferências do público entrevistado. Tal pesquisa pode ser classificada como quantitativa, haja vista que ela traduz em números as opiniões e informações para então obter a análise dos dados e posteriormente chegar a uma conclusão.                                         Partindo do princípio de que esta modalidade de pesquisa requer o uso de estatísticas, visto que o objetivo é o de apurar as opiniões explícitas dos respondentes, o questionário foi o instrumento de coleta de dados utilizado.                                               Inicialmente foi assumido pela turma o desafio de criar em grupos, perguntas relacionadas aos possíveis serviços que poderiam integrar o complexo, como forma de conhecer as preferências de consumo dos alunos para que elas pudessem ser aproveitadas na implantação do negócio.                                                                                        Por meio de questões do tipo “fechadas” foi apresentado por cada grupo um conjunto de alternativas de respostas visando à obtenção das que representassem da melhor forma o ponto de vista dos alunos. A partir daí um modelo padrão de questionário para a aplicação foi montado.                                                                                       A coleta de dados foi realizada no período de 25/04 a 28/04 em regime de censo a 119 estudantes do curso de Gestão Comercial e Logística da Fundação Pedro Leopoldo. A supervisão e crítica para análise da consistência dos dados foram realizadas in loco em 100% da amostra.                                                                                                       O maior desafio identificado pelo grupo foi a elaboração de perguntas para o questionário, posto que as mesmas necessariamente devem ser bem claras e objetivas de modo a evitar a compreensão de duplo sentido para os entrevistados.                                       Os resultados obtidos foram representados através de percentuais e gráficos neste presente relatório.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS[pic 3]

Para fins de facilitar o entendimento dos dados e possibilitar o rápido uso das informações, foi utilizada a técnica de estatística descritiva (compreensão de dados a partir do uso de medidas de tendência central, no caso, a média aritmética), com o objetivo de identificar em números percentuais a demanda para construção do complexo multiuso.

  • DADOS DOS RESPONDENTES:

Essa etapa da pesquisa identifica o perfil do público em estudo. Seus resultados permitem o cruzamento do perfil deste respondente com a real demanda e intenção de consumo dos produtos/serviços solicitados. Abaixo relação de perfil associado através da tabulação e codificação dos resultados.

Conforme se apresenta no gráfico abaixo, há uma variação de 1,69% entre o sexo dos entrevistados. Mulheres correspondem a 50,42% do total de respondentes e homens estão representados por 49,58%. Fator não significativo para interesse exclusivos de apenas um sexo, ou seja, nos próximos resultados sobre demandas de serviços e produtos para construção do complexo multiuso, há um certo equilíbrio entre  os desejos de ambos os sexos.

[pic 4]

O gráfico abaixo relacionado indica que dos 119 respondentes, 46,22% estão entre 16 à 24 anos, 35,29% ocupam a faixa etária de 25 à 35 anos e 18,49% acima de 35 anos. É importante analisar que a maioria dos entrevistados consomem a menor idade, nesse sentido, é possível dizer que a pesquisa releva o interesse de um público que provavelmente irá frequentar o complexo.

[pic 5]

O próximo gráfico, permite a percepção de que mais de 50% dos respondentes, correspondem ao público de Pedro Leopoldo e região próxima. Como breve análise, pode-se considerar que o fluxo de pessoas que possivelmente se interessarão em utilizar o Complexo Multiuso, estarão na região onde o investimento será construído. Ponto favorável para retorno do investimento.

[pic 6]

 

A renda familiar indicou que a maioria dos respondentes possuem renda considerada mediana, de R$1760,00 a R$3520,00. Para fins de esclarecimentos, o público do Complexo Multiuso, tem poder aquisitivo regular, já que esse gráfico considera toda a renda da família.[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (428.8 Kb)   docx (314.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com