TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES DE COMERCIALIZAÇÃO ANTES DA DÉCADA DE 50 DIAS ATUAIS

Tese: RELAÇÕES DE COMERCIALIZAÇÃO ANTES DA DÉCADA DE 50 DIAS ATUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Tese  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

O MARKETING DE RELACIONAMENTO ANTES DA DÉCADA DE 50 ATÉ OS DIAS ATUAIS

O marketing tem suas origens no fato que o homem é uma criatura com necessidades e desejos. Estas criam um estado de desconfortos nas pessoas, que se resolve através da aquisição de objetos que satisfaçam a essas necessidades e desejos.

Tudo começou com o consumidor, produzindo, colhendo e casando para seu próprio uso. Depois veio o comercio, trocando sobras entres os consumidores. A essa ação, séculos depois, deu-se o nome de``marketing´´, tendo sua origem no fato de que o homem é uma criatura com necessidades e desejos.

Considerando esses fundamentos, encontra-se uma nova orientação, que por meio da troca, é gerada a satisfação tanto de clientes como de fornecedores, caracterizando-se como Marketing de Relacionamento.

A ERA DA PRODUÇÃO (ATÉ 1925)

Praticava-se a produção em massa na crença de que bons produtos, com preços acessíveis e disponíveis venderiam por si mesmo. O pensamento do consumidor era considerado irrelevante e os produtos encalhavam por falta de compradores.

A ERA DAS VENDAS (1925 a 1950)

Estudando o marketing de relacionamento vemos que é o ato de relacionar com o consumidor, onde que, até a década de 50 a preocupação era produzir e vender. Tentava-se encontrar clientes para os produtos que ainda não haviam sido vendidos, nessa época também foram feitas muitas campanhas publicitárias.

DÉCADA DE 50 ATÉ OS DIAS ATUAIS

A partir dos anos 50 nasce o marketing propriamente dito. Na Europa ele só foi aceito após a Segunda Guerra Mundial.

Na década de 60 os Estados Unidos criou o código de defesa do consumidor, um marco histórico que dá ao consumidor a proteção das leis. O marketing época era visto como uma função distinta e singular as atividade comercial, porém, em 1960 passa a se desenvolver a partir das necessidades dos clientes e ainda limitado as ações do mercado.

No Brasil teve seu inicio no final dos anos 60, mas essa iniciação se deu com grandes dificuldades, a começar pelo próprio nome, pois não se sabia ao certo seu significado e também os preconceitos comparando o marketing com um rito secreto.

Nos anos 70 o marketing além de focar o cliente, cuida de assuntos sociais mais amplos, visa não somente satisfazer as necessidades dos clientes, mas também proporcionar satisfação maior do que a oferecida pelos concorrentes.

Em 80 trata-se de trocas que geram satisfação, tanto a clientes quanto a fornecedores, sendo considerado basicamente como manipulador. A partir de 1986 passa a se tornar conhecido do Brasil.

Até meados dos anos 90, o foco da maioria das empresas era apenas colocar no mercado seus produtos e serviços, visando somente os lucros sem haver preocupação em preservar seus clientes, mas sim apenas buscar novos consumidores.

A partir de 1990 até os dias atuais, o marketing vem trabalhando de forma eficaz os conceitos de satisfação e insatisfação dos clientes, que estão estritamente relacionados a comunicação do marketing de relacionamento.

Com a evolução do marketing apareceram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com