TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REPOSICIONADA, COLCCI CELEBRA ESTRATÉGIA DE MARKETING BEM-SUCEDIDA

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

JÚLIO CÉSAR FERNANDES SALES DE LIMA

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“Reposicionada, Colcci celebra estratégia de marketing bem-sucedida”

[pic 3]

RECIFE-PE

2015

JÚLIO CÉSAR FERNANDES SALES DE LIMA

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“Reposicionada, Colcci celebra estratégia de marketing bem-sucedida”

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Atividade Interdisciplinar.

Professores:
Marcos Roberto Marques

Jossan Batistute

Paula Cristina de Oliveira Klefens

Fabio Regioli


RECIFE-PE

2015

INTRODUÇÃO

                        O século 21 está transformando a sociedade de consumo em um mercado cada vez mais competitivo e em constante expansão. As empresas lançam suas estratégias para se consolidar na mente dos consumidores, utilizando variadas ferramentas de comunicação objetivando se destacar frente aos seus consumidores e à sua concorrência. Este trabalho visa identificar quais as percepções que os consumidores da marca Colcci possuem da mesma e analisar se a comunicação utilizada pela marca, através dos anúncios publicitários, traduz o seu posicionamento no mercado.
No mercado cada vez mais competitivo, as marcas estão se transformando em grandes negócios; muitas passam a valer mais que seus produtos através de atributos agregados a ela. Para se tornarem sólidas e competitivas, devem desenvolver um diferencial criativo, ousado e inovador para despertarem e provocarem desejo de compra na mente dos consumidores.
A participação de personalidades em grandes desfiles de moda impulsionou a marca para este novo mercado, iniciando então a fase de crescimento da marca. Outro ponto a ser destacado para uma marca ser reconhecida pelos consumidores é ter seus produtos em destaque, ou seja, a fase de maturidade. Nesta fase, a marca deve evidenciar seu produto em relação à concorrência e a Colcci soube criar seu espaço no mercado, destacando a qualidade e conforto de seus produtos, além do diferencial de formas e cores.

DESENVOLVIMENTO

  1. Marketing de Vendas: Há uma parte do texto que fala em atingir o maior número possível de consumidores, indicando, inclusive, o primeiro público focado pela empresa na primeira campanha de TV.


I. Como se chama esta estratégia de escolher focar somente numa parte do mercado?

      Esta estratégia de escolher focar somente numa parte do mercado se chama segmentação de mercado. Segmentação de mercado nada mais é do que separar uma parte do mercado, agrupando um conjunto de entidades (pessoas e organizações, ou pessoas ou organizações), de acordo com determinadas características que sejam úteis aos propósitos do marketing e da empresa, tornando esse agrupamento homogêneo.

II. Qual a descrição dessa estratégia?

     

      Hoje existem aproximadamente 6,5 bilhões de pessoas no mundo com diferentes culturas, necessidades, desejos, poder de compra e Etc. Por isso, a segmentação de mercado tem alguns tipos. São eles: Segmentação Geográfica, Demográfica, Psicográfica e Comportamental.

III. Qual foi o primeiro público focado pela empresa na primeira campanha de TV?
     

      O Primeiro público focado pela Colcci na primeira campanha de TV foi o público Jovem, sendo assim, a empresa focou no segmento demográfico. Segmento Demográfico que nada mais é do que dividir o mercado baseado em idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, formação educacional, religião, raça e nacionalidade. Este tipo de segmentação é o mais comum em razão das preferências e taxas de uso de um produto estarem associadas às variáveis demográficas. Outra razão é que as variáveis demográficas são mais fáceis de serem identificadas e mensuradas.

  1. Direito Empresarial e do Consumidor

Caso a Colcci deseje realizar uma nova campanha publicitária, quais os principais cuidados que ela e a agência de publicidade devem ter para não ferirem as disposições legais, em especial o código de defesa do consumidor e correrem o risco de terem problemas jurídicos?

      Existem vários tipos de publicidades que enganam o consumidor, oferecendo por exemplo produtos que não cumprem o que prometem. A colcci deverá ter cuidado com o descumprimento do prometido em publicidade, a publicidade enganosa por omissão, a publicidade enganosa e a publicidade abusiva. Falarei especificamente delas abaixo:


1- DESCUMPRIMENTO DO PROMETIDO EM PUBLICIDADE: Toda publicidade obriga o fornecedor que a fizer veicular na íntegra o contrato a ser celebrado. 
O descumprimento da oferta pelo fornecedor dá ao consumidor o direito de exigir entre as seguintes alternativas a que melhor lhe convier (art. 35, Código de Defesa do Consumidor):
- O cumprimento forçado da obrigação nos termos da oferta;
- Outro produto ou outra prestação de serviço equivalente;
- A rescisão do contrato e a devolução do valor pago, acrescido da devida correção monetária.
  É resguardada também a reparação por eventuais perdas e danos (arts. 6º, VI, e 35, Código de Defesa do Consumidor).
 
2- PUBLICIDADE ENGANOSA POR OMISSÃO: A publicidade é dita enganosa por omissão quando o fornecedor deixa de informar na publicidade, dados essenciais do produto ou do serviço, levando o consumidor a cometer um erro quanto às suas características (art. 37, parágrafo 3º, Código de Defesa do Consumidor).
É o caso de uma ótica que veicula publicidade concedendo 70% de desconto na compra de lentes de contato à vista. No entanto, deixa de informar que o desconto se refere apenas às lentes de contato gelatinosas.
 
3- PUBLICIDADE ENGANOSA: A publicidade enganosa é a que contém informação falsa capaz de convencer o consumidor a adquirir um produto ou serviço, diferente do que pretendia ou esperava na hora da compra.
Considera-se enganosa qualquer modalidadede de informação ou comunicação de caráter publicitário inteira ou parcialmente falsa, ou que, por qualquer modo, mesmo que por omissão, seja capaz de induzir o consumidor a erro a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços (art. 37, Código de Defesa do Consumidor).
A publicidade integra o contrato e obriga o fornecedor a cumprir o que foi noticiado (arts. 30 e 67, Código de Defesa do Consumidor).
 
PUBLICIDADE ABUSIVA: Por publicidade abusiva se entende aquela que "incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeite os valores ambientais ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança" (art. 37, § 2o, Código de Defesa do Consumidor). A ideia de publicidade abusiva está relacionada a valores da sociedade, não resultando, necessariamente, em prejuízo econômico para o consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com