TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Pesquisas Acadêmicas: RESENHA FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  2.218 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA

1.INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

CAMPOS, VICENTE FALCONI. Controle da Qualidade Total (No Estilo Japonês).

CUNHA, JOÃO CARLOS. Modelos de Gestão da Qualidade I.

MATTOS, RONALDO. Dissertação: ANÁLISE CRÍTICA DE UMA METODOLOGIA DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

ORTIZ, PAULO e PIERRI, SUZANA. Modelos de Gestão da Qualidade 2.

JEFFREY H. HOOPER. A Abordagem de Processo na nova ISO 9001.

ROSSATO, IVETE DE FÁTIMA. Dissertação: Uma Metodologia Para a Análise e Solução de Problemas.

ROTH, ANA LUCIA. Dissertação: METÓDOS E FERRAMENTAS DE QUALIDADE.

TOMELIN, CLEOMAR ALFEU. Modelos de Gestão da Qualidade 2 (slides).

2.DADOS SOBRE A OBRA:

AS FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE:

As ferramentas irão nos ajudar a estabelecer melhorias de qualidades entre as quais destacamos as ferramentas básicas do controle de qualidade:

1- folha de verificação 7- gráfico de controle

2- diagrama de pareto 8- brainstorming

3- diagrama de causa e efeito 9- 5w1h

4- histograma

5- diagrama de dispersão

6- fluxograma

Conforme a experiência, a maioria dos problemas existentes numa empresa poderá ser resolvida com o auxílio destas ferramentas. Cada ferramenta tem sua própria utilização, sendo que não existe uma receita adequada para saber qual a ferramenta que será usada em cada fase. Isto vai depender do problema envolvido, das informações obtidas, dos dados históricos disponíveis, e do conhecimento do processo em questão em cada etapa. A tabela a seguir apresenta um quadro do resumo: o que é, e para que utilizar as principais ferramentas da qualidade. Do mesmo modo a tabela 3 nos mostra a relação entre cada ferramenta e os principais dados para a construção das ferramentas da qualidade. FOLHA DE VERIFICAÇÃO: são formulários planejados nos quais os dados coletados são preenchidos de forma fácil e concisa. Registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida percepção da realidade e uma imediata interpretação da situação, ajudando a diminuir erros e confusões.

DIAGRAMA DA PARETO OU GRÁFICO DE PARETO: o gráfico de Pareto é um diagrama que apresenta os itens e a classe na ordem dos números de ocorrências, apresentando a soma total acumulada. Permite-nos visualizar diversos elementos de um problema auxiliando na determinação da sua prioridade. É representado por barras dispostas em ordem decrescente, com a causa principal vista do lado esquerdo do diagrama, e as causas menores são mostradas em ordem decrescente ao lado direito. Cada barra representa uma causa exibindo a relevante causa com a contribuição de cada uma em relação à total. É uma das ferramentas mais eficientes para encontrar problemas.

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO OU ESPINHA DE PEIXE: é uma representação gráfica que permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas de um determinado problema ou efeito. Também chamado de diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa. Mostra-nos as causas principais de uma ação, as quais dirigem para as sub-causas, levando ao resultado final. HISTOGRAMA: são gráficos de barras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com