TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo Qualidade de Software

Por:   •  20/8/2019  •  Resenha  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

Remy, Christian, et al. "Evaluation beyond usability: Validating sustainable HCI research." Proceedings of the 2018 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. ACM, 2018.

Sobre os Autores

Christian Remy é professor assistente na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e trabalha nos projetos, Ferramentas Criativas e CoCreate no Centro de Criatividade Digital. O seu trabalho e interesses de investigação estão numa vasta gama de tópicos dentro do campo da Interacção Humano-Computador (IHC), incluindo, mas não limitado a IHC sustentável, design de interação sustentável, computação ubíqua, padrões de design IHC, IHC para desenvolvimento, questões de avaliação, design e criatividade, e tecnologias interativas.

soluções de software.

Oliver Bates Oliver é um pesquisador e designer de tecnologia da Universidade de Lancaster que oferece projetos multi-stakeholder através de abordagens de métodos mistos para o design crítico (e desenvolvimento) de serviços digitais que fazem bem para as pessoas e o meio ambiente. Para garantir que as pessoas estão no coração dessas tecnologias e serviços, ele lidera práticas ágeis para permitir a prototipagem rápida da ciência de dados, experiência do usuário e

Alan John Dix é um autor, pesquisador e professor universitário britânico, especializado em interação humano-computador (IHC). Ele é um dos quatro co-autores do livro "Human-Computer Interaction" de nível universitário. Dix é o Diretor da Computational Foundry na Swansea University, desde maio de 2018. Ele foi anteriormente professor na Lancaster University.

Vanessa Thomas - University of California, Riverside | UCR - Departamento de Engenharia Química e Ambiental.

PHD.

Mike Hazas - Qualificações académicas: 1ª classe BA Hons Sociologia, Lancaster (2008), Doutor em Filosofia da Computação Móvel, Universidade de Cambridge (2003), Master of Philosophy Signal Processing, Universidade de Cambridge (1999), Licenciatura em Engenharia Electrotécnica (1998).

Emprego: Docente, Escola Superior de Informática e Comunicações, Universidade de Lancaster, 2005-presente

Investigador Associado, Departamento de Informática, Universidade de Lancaster, 2003-2005

Adrian Friday - Qualificações académicas: Doutor em Filosofia (1996),

1ª Classe B.SC. Hons em Ciência da Computação (Universidade de Londres, 1991).

Emprego: Leitor em Computação Ubíqua e Sustentabilidade (Escola Superior de Computação e Comunicações), 2013-presente.

Elaine M. Huang - Professora Associada de Interação Humano- Computador na UZH e chefe do Laboratório de Pessoas e Computação do Departamento de Informática.

Juntou-se à UZH em setembro de 2010. Anteriormente, ela ocupou cargos como Professora Assistente na Universidade de Calgary, Canadá, e como Cientista de Pesquisa de Pessoal Sênior no Motorola Labs, EUA. Ela recebeu seu Ph.D. em Ciência da Computação pelo Georgia Institute of Technology em 2006.

Resenha

O artigo tem o objetivo, avaliar artefatos de pesquisa SHCI - como intervenções de design, interfaces ou até mesmo ideias e esboços de design baseados em pesquisas existentes, que visam abordar questões relacionadas à sustentabilidade ambiental. Procura-se explorar formas de abordar o problema da avaliação quando a meta principal não é a usabilidade. Para tal foi realizada uma análise da história da avaliação em IHC e SHCI e discutidas formas de avaliar a validade da sustentabilidade em projetos de pesquisa.

Apesar de pertencer a um campo relativamente jovem, a comunidade SHCI percebeu os desafios da avaliação desde cedo. Em levantamentos de tecnologia eco-feedback (Jon Froehlich el al, 2010) e no campo de SHCI em geral (Carl DiSalvo, 2010), autores têm reconhecido a falta de avaliações sobre aspectos sustentáveis das intervenções tecnológicas, observando que "muitos desses trabalhos são descrições de projetos". Este problema não passou despercebido à comunidade, uma vez que duas outras contribuições na mesma conferência apresentaram versões anteriores de uma estrutura (Jodi Forlizzi et al, 2010) e uma caixa de ferramentas para avaliação de SHCI. Como os pesquisadores continuaram levantando a questão da avaliação nos anos subsequentes, o problema permaneceu em grande parte intocado: Brynjarsdottir et al (2010), afirmam que de seus 36 artigos pesquisados "quase metade não tem avaliação do usuário". Um dos cinco padrões de Knowles et al. (2010) visa o problema da avaliação, e um esforço da comunidade para fornecer orientação para os próximos passos para as listas de campo da avaliação de pesquisa em SHCI como uma das questões não respondida. Uma taxonomia preliminar de Toyama (2015) - refinada por Lundström e Pargman (2017) - marcou a mais recente tentativa de resolver esta questão através de um sistema de classificação do impacto sustentável da pesquisa.

Uma vantagem que pode ser citada da pesquisa é o potencial para outras áreas de aplicação em IHC, pois outros campos em IHC relataram problemas relacionados à avaliação. O modelo pode servir de inspiração para uma solução nesses domínios também. Por exemplo, um campo que partilha semelhanças com SHCI é a ficção de design, cujos artefatos são ocasionalmente semelhantes a conceitos especulativos de design de SID. Uma vez que o processo de avaliação de artefatos de ficção de design tem de ser conduzido tendo em mente um futuro construído, os investigadores de ficção de design dependem fortemente da identificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com