TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: O CASO DA PETROBRAS

Casos: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: O CASO DA PETROBRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  3.163 Palavras (13 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem como objetivo principal analisar a responsabilidade socioambiental praticada pela empresa Petrobrás. A empresa é uma das mais valiosas do Brasil, atua no ramo petrolífero a cerca de 60 anos, atualmente opera em 28 países no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados. É uma organização que prega a responsabilidade social e ambiental como prioridades, na intenção de promover cada vez mais a qualidade de vida das pessoas de todo o mundo.

No decorrer deste trabalho, serão apontados vários fatores que caracterizam uma empresa preocupante com a responsabilidade socioambiental, além disso, este estudo permitirá conhecer mais detalhadamente a responsabilidade socioambiental; destacar os principais problemas ambientais enfrentados atualmente; as consequências desses problemas para a economia mundial; relacionar o tema á ética empresarial; estudar os fatos históricos dos combustíveis fósseis como fontes de energia; conhecer as principais empresas do segmento; descobrir se existe investimento em outras fontes de energia; estudar as leis ambientais, entre outros aspectos.

Para atingir o objetivo principal, serão estudados 3 (três) textos, que serão tidos como a base para a elaboração deste trabalho. Ambos relatam fatos referentes a empresa estudada, mostrando suas características e citando as ações promovidas por ela, além de destacar notícias sobre a petrolífera brasileira. Deve se ressaltar que tudo isso será constantemente relacionando aos temas estudados no curso de administração, principalmente suas teorias.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Responsabilidade socioambiental da Petrobrás

A Petrobrás é uma empresa brasileira reconhecida internacionalmente, pode-se dizer que seu acionista majoritário é o Governo do Brasil, portanto,é uma empresa estatal de economia mista. Instituída em 3 de outubro de 1953 e sediada no Rio de Janeiro, opera hoje em 28 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados. O seu lema atual é "Uma empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental".

Um dos assuntos mais debatidos na atualidade é a questão da conservação do planeta. Assim como a maiorias das empresas mundialmente conhecidas, a petrobrás é uma organização que prega o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade socioambiental. Segundo Barbosa (2008 p. 02) O termo “desenvolvimento sustentável” surgiu a partir de estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, como uma resposta para a humanidade perante a crise social e ambiental pela qual o mundo passava a partir da segunda metade do século XX. Na Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD), também conhecida como Comissão de Brundtland, presidida pela norueguesa Gro Haalen Brundtland, no processo preparatório a Conferência das Nações Unidas – também chamada de “Rio 92” foi desenvolvido um relatório que ficou conhecido como “Nosso Futuro Comum”.

São muitos os problemas ambientais enfrentados atualmente, desses podemos citar:

• Desmatamento: é um processo que ocorre no mundo todo, resultado do crescimento das atividades produtivas e econômicas e, principalmente, pelo aumento da densidade demográfica em escala mundial, pois isso coloca em risco as regiões compostas por florestas. De acordo com Freitas (2013 p 01) Atualmente a destruição ocorre em “passos largos”, podendo ser medida, pois anualmente são devastados cerca de 170.000 km2. Os causadores da crescente diminuição das áreas naturais do planeta são a produção agrícola e pastoril, com a abertura de novas áreas de lavoura e pastagens; o crescimento urbano, a mineração e o extrativismo animal, vegetal e mineral.

• Poluição dos rios: São vários os elementos que os homens despejam nos rios, causando com isso diversos problemas ambientais. Em muitas cidades, o sistema sanitário é precário (falta adequada de planejamento urbano) e o esgoto doméstico é jogado diretamente nos rios sem receber o devido tratamento. Este esgoto é um dos principais causadores da morte de peixes nos rios. Este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes. Além disso, o descarte de lixo sólido, principalmente doméstico e produtos químicos são os principais causadores desse tipo de poluição.

• Poluição do ar: é outro grande problema ambiental enfrentado no mundo inteiro, essa poluição gerada nas cidades de hoje é resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera.

• Extinção de animais: este é outro dos principais problemas ambientais, suas causas são diversas, na regra da natureza é normal que uma espécie seja alimento para outra, no entanto a cadeia alimentar vem ficando prejudicada com o passar do tempo.

• Em todo o mundo, o tráfico ilegal de animais vivos é crescente. Os colecionadores privados, laboratórios de pesquisa, lojas de animais, jardins zoológicos, circos e até curandeiros são o principal mercado consumidor

Esses problemas ambientais citados e todos os outros enfrentados pelo ser humano podem interferir direta ou indiretamente no desempenho das organizações. Isso porque, existem empresas que trabalham diretamente com matéria-prima oriunda da natureza, animais, usam as águas dos rios para o sistema de produção, etc. No entanto, com os problemas ambientais, os governos podem tomar medidas que dificultem e encareçam os recursos de empresas desse tipo. Deve-se ressaltar que a economia trata-se de um efeito dominó, onde qualquer ação vinda do governo ou até mesmo da natureza pode influenciar no poder de compra dos consumidores e isso influencia diretamente em qualquer ramo de atividade.

Nos últimos anos uma das discussões mais constantes diz respeito a preservação do meio-ambiente, para isso, vários tratados já foram assinados pelos governantes de muitos países, algumas leis foram criadas, além disso, muitas campanhas de conscientização foram elaboradas, voltadas para empresas e pessoas. Trazendo para o setor empresarial, muitas empresas faltam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com