TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“INTERVENÇÕES EM CENTROS URBANOS: OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS E RESULTADOS”

Por:   •  30/10/2015  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  2.465 Visualizações

Página 1 de 3

 “INTERVENÇÕES EM CENTROS URBANOS: OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS E RESULTADOS”

O livro fala sobre as intervenções que vêm ocorrendo nas cidades desde a década de 1950 até os dias de hoje. No início as autoras falam através de objetivos, estratégias e resultados, o avanço das intervenções, relacionando as áreas centrais com a importância para o desenvolvimento nos centros urbanos.

Os centros precisam do ciclo para se manter como fluxo de veículos, pessoas, atividades comerciais, turísticas e religiosas. Mas este centro começa a se desfazer pelo surgimento de subcentros fazendo com que os centros urbanos principais fossem, aos poucos, diminuindo. Para isso não acontecer, são valorizados todos os lugares gráficos, elementos arquitetônicos, bairros e elementos urbanos que chamem a atenção da população.

Por esses novos subcentros se localizarem mais perto de periferias, a população consegue o fácil acesso, sendo mais freqüentado em periferias, no entanto na parte imobiliária considera que a qualidade de vida nesses centros mais afastados é melhor, pois o centro principal começa ser abandonado e é vista como perigosa, pela deterioração e assim fazendo com que edifícios residências do centro sejam tomados por ocupações irregulares.

Centro histórico é bem discutido como conceito, o que conservar? porque?. A preservação de elementos arquitetônicos, civis e religiosos precisa que seja reforçado a valorização do passado  merecem ser preservados as edificações de todas as naturezas, tudo que conta uma histórias, não apenas edificações de grande porte.

Degradação e deterioração está associada a perda de sua função, degradar é o mesmo que rebaixar, tirar seu valor, enquanto que deteriorar significa estragar. E analisando assim percebemos que um espaço sem uso, sem sua função social pode fazer com que a população não conserve.

Para tornar o centro um local atrativo, foram tomadas três medidas: a intervenção física, o estabelecimento de políticas urbanas e a implementação de programas de gestão compartilhada. No quesito da intervenção física, a existência de uma política de preservação histórica e arquitetônica, ajudou na quantidade de locais disponíveis para as intervenções. Recuperar os centros significa melhorar a imagem das cidades, promover e reutilizar seus edifícios e valorizar o patrimônio construído, implantar ações em busca da atração de investimentos que contribuam para melhoria da qualidade de vida.

Na renovação urbana o novo era a nova proposta, na Europa o pensamento de urbanismo do movimento moderno se juntou a prática de reconstrução do pós-guerra. Demolir e construir para renovar, nos EUA a intensidade da deterioração levou ao processo de renovação urbana. Em contrapartida os centros das cidades européias e seus significados culturais conseguiram diminuir a deterioração e impedir a demolição.

Na preservação urbana carregou o movimento modernista, essa fase o importante é a preservação urbana, juntando os edifícios históricos nos projetos de atividades nos centros, atualizando o uso do comércio e de serviços como uso. Organizações como a UNESCO ampliaram a preocupação com a preservação, participando do processo de reconhecimento das áreas históricas, esse período esteve voltado na valorização da memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com