TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO - Intervenções em centros urbanos: objetivos, estratégias e resultados

Por:   •  7/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  5.376 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário da Grande Dourados[pic 1]

Faculdade de Ciências Exatas e da Terra

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: Metodologia Científica do Trabalho de Curso  (9 sem)

Profa. Mestre Ana Cristina Yamashita

Acadêmico(a): Maiara Santos Batista  RGM: 081. 1264

FICHAMENTO

VARGAS, Heliana Comin. Intervenções em centros urbanos: objetivos, estratégias e resultados/ Heliana Comin Vargas, Ana Luisa Howard de Castilho.-ed. ver. e atual. – Barueri, SP: Manole, 2009.

Ideias Centrais 

  • O surgimento do centro e seu processo de descentralização;
  • Degradação dos centros das cidades;
  • Subcentros – dinamismo da vida urbana;
  • Valorização do lugar, a cidade como local de consumo.

Palavras-Chave

Intervenção; centro; centralidade.

Resumo  

Heliana Comin e Ana Luisa Howard discutem sobre as intervenções que vem acontecendo no mundo, desde a década de 1950 até os dias atuais, seus objetivos, estratégias e seus resultados.  Com o processo de crescimento da economia fez com que o centro surgisse agora como um objeto de consumo, aonde ganha quem divulga mais, logo esse crescimento de subcentros fez com que houvesse a degradação dos antigos centros. Desta forma projetos de intervenções urbanas em áreas centrais são feitas pelo país, com o intuito de resgatar estes espaços e propor uma articulação entres as atividades existentes, agindo como um elemento integrador.

Citações

“Os centros das cidades têm sido identificados como o lugar mais dinâmico da vida urbana, animados pelo fluxo de pessoas, veículos e mercadorias decorrentes da marcante presença das atividades terciárias, transformando-se no referencial simbólico das cidades.” (p. 01)

“[...] quando a expansão das áreas urbanas intensifica-se de modo espontâneo ou planejado, essa noção de centro começa a diluir-se com o surgimento de uma rede de subcentros, que passa a concorrer com o centro principal. Este processo foi, sem dúvida, responsável pela aceleração da degradação dos centros urbanos [...]”. (p. 02)

[...] há aqueles que considerem o bom ensino a parti do desenvolvimento de habilidades por meio de atividades, em que o conteúdo é depositado num segundo plano. Haveriam, ainda aqueles que, evocam um ensino entorno das “coisas praticas”, muito embora não tenham clareza do que sejam essas “coisas”, as quais podem oscilar de um “saber se localizar” a um saber fazer um “planejamento urbano” [...]” (p.58)

Considerações Finais

Por fim o estudo é apresentado pelas autoras é de grande importância, pois a degradação dos espaços pelo esquecimento e a não utilização caracteriza uma falha no planejamento urbano da cidade. O crescimento é algo constante, a cada dia que passa novos espaços irão surgir novas áreas que serão valorizadas por determinadas atividades, mas a integração de todos estes espaços é de grande valia e necessidade, pois o crescimento não deve estar focado em apenas em um ponto e sim como um todo. O centro caracterizado como um espaço físico necessita da centralidade para a continuidade de seu desenvolvimento, já que a mesma esta relacionada ao fluxo, fluxo de pessoas, carros, atividades, assim, a centralidade existe aonde o oferecimento de serviço é maior. A prova disto é abandono de vários centros de cidades na parte noturna, pois é nesse período em que a centralidade muda de foco, saindo à procura de serviços destinados a aquele período. Assim, definitivamente estamos na era da imagem, aonde visibilidade e valorização do lugar tomam o espaço, desta forma deve-se interder que a imagem urbana a ser transmitida deve buscar atender valorização do espaço como um todo, não apenas focado em um objeto, fazer com que haja uma dinâmica na integração do velho com o novo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (67.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com