TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RH GLOBALIZADO

Artigo: RH GLOBALIZADO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  12.297 Palavras (50 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 50

INTRODUÇÃO

O tema deste trabalho, “Administração de Pequenas e Médias Empresas”, ocorreu devido à importância maior delas que vem ocorrendo gradativamente no mercado de empresas brasileiras nas últimas décadas, são hoje sem dúvida as maiores geradoras de emprego e renda juntamente com as microempresas.

O trabalho é bastante autêntico, pois o tema nunca se ouviu falar ter sido mencionado alguma vez em alguma instituição e se já foi, com certeza poucas vezes. O trabalho é voltado para empresários e empreendedores desses segmentos que buscam expandir e ampliar seu negócio, com destaque está os capítulos sobre Administração do Tempo e Técnicas de atendimento ao cliente que são inéditos.

De fato vivemos hoje um mercado de trabalho e emprego onde as ofertas cresceram como nunca, as oportunidades de empreendimentos também, portanto o trabalho é bem atual para a época em que vivenciamos, esperamos satisfazer as exigências e expectativas exigidas por parte da instituição e pela bancada de avaliação.

CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO Á ADMINISTRAÇÃO

1. Conceito: “Administração é a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos formalmente organizados”.

“Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum”.

Fig.1 - Grupo discutindo a administração de uma empresa.

2. Atualmente, a administração apresenta-se como uma área do conhecimento humano repleta de complexidade e desafios, atingindo os mais variados níveis de atividades da organização. Assim sendo, dependendo da sua área de atuação, toma várias denominações como:

- Administração da Produção (Materiais e Produção);

- Administração Financeira (Contabilidade e Finanças);

- Administração dos Recursos Humanos (Pessoal);

- Administração Comercial (Vendas e Marketing).

3. A ciência da administração tem dois objetivos principais: proporcionar eficiência e proporcionar eficácia.

Eficiência: refere-se aos meios, os métodos, os processos, as regras e regulamentos, a diretriz para se fizer a coisa certa, utilizando-se adequadamente dos recursos.

Eficácia: refere-se aos fins, aos objetivos esperados, a consecução dos bons resultados que a empresa se propõe.

A administração não é uma ciência exata, ou seja, não se baseia em leis rígidas.

Portanto como toda ciência, ela também tem seus princípios gerais e flexíveis, capazes de serem aplicados em diferentes situações. Estes princípios são regras de procedimentos que o administrador pode adotar nas diferentes situações que ele vai encontrar nas empresas.

Fig. 2 - Administrar é obter eficácia com eficiência.

4. Dos princípios gerais da administração, os fundamentais são:

- Divisão do Trabalho e Especialização: na empresa, os trabalhos são divididos em diversas áreas específicas por atividades, contribuindo cada uma com sua participação para a integralização do objetivo comum.

- Autoridade e Responsabilidade: a definição dos papéis a desempenhar, distinguindo-se as tarefas de planejamento e direção daquelas de execução e operacionais.

- Hierarquia ou Cadeia escalar: o grau de complexidade e responsabilidade dos cargos, da diferença entre si os organiza em cadeias numa escala da mais complexa às mais simples.

- Unidade de Comando: as normas gerais da empresa devem partir de um ponto central, afinal, uma filosofia uniforme dá imagem de uma unidade e equilíbrio.

- Amplitude Administrativa: para tomar atitudes o administrador deve estar sincronizado com o que está acontecendo dentro e fora da organização.

- Definição: com uma definição clara dos departamentos, setores, cargos e atribuições, haverá mais organização e aceleração nos desempenhos das atividades da empresa.

Tais princípios na empresa devem ser utilizados com flexibilidade, adaptando-se as estruturas, as circunstancias tempo ou lugar.

5. No seu desempenho, o administrador de empresa trabalha em equipes para desenvolver os seus programas de trabalho. Ao coordenar o trabalho da equipe o administrador utilizará quatro processos da administração que são:

- Planejamento: fase em que se planeja o que se quer obter, determinando o trabalho das equipes.

- Organização: se organizam os trabalhos, as tarefas, os equipamentos necessários para alcançar os objetivos e os delegam entre os departamentos e pessoas.

- Direção: após delegadas às atribuições, o administrador conduz e coordena os trabalhos das equipes, orientando, alterando conforme as situações.

- Controle: um acompanhamento por critérios estipulados para verificar se tudo está sendo feito de acordo com o planejado.

Planejamento Organização Direção Controle

Fig.3 - Os quatro processos da administração.

6. Atualmente, a tarefa da administração é a de interpretar os objetivos da organização, transformando-os em ação organizacional, através dos processos.

Assim sendo, em toda organização, a administração interfere:

- Nas tarefas através da racionalização dos trabalhos a nível operacional.

- Nas estruturas através da organização formal, determinando as funções do administrador, o estudo setorial, analisando a organização interna e externamente, comparando-a com as demais.

- Nas pessoas através dos aspectos informais, motivando as pessoas, incentivando os desempenhos operacionais, utilizando comunicação entre os diversos níveis da hierarquia, dinamizando as relações interpessoais. Também a conscientização dos objetivos da organização às equipes, integrando estes objetivos aos de cada profissional, promovendo mudanças na organização de uma maneira planejada.

- No ambiente uma análise interna da organização colocando-a no contexto com as demais, simultaneamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com