TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento de pessoal

Tese: Recrutamento de pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Tese  •  3.730 Palavras (15 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 15

OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo prestar auxílio aos proprietários da empresa Chinelos Doara, na contratação de funcionários para a área de produção analisando os desafios que se apresentam, pois são através deles que se deverão buscar as soluções para questões emergentes como adaptação às mudanças, inovação, qualidade, redução de custos, entre outras os aspectos de recrutamento e seleção de pessoal. Os métodos e as técnicas para uma abordagem de funcionários que satisfaçam o perfil auferido pela respectiva firma.

A avaliação do trabalho consiste no direcionamento analisado os respectivos itens:

• Na rapidez de atendimento à requisição de pessoal encaminhada pela área interessada.

• No número de candidatos potencialmente capacitados pra para vaga anunciada.

• No custo operacional relativamente baixo do recrutamento diante da qualidade e da quantidade dos candidatos.

• Na maior permanência dos candidatos no emprego ao serem efetivados.

Por meio de estudo de caso, a forma como os processos de gestão de pessoas deverão ser aplicados para devida empresa deixando claro para o setor que irá realizar o recrutamento, exatamente qual é o tipo de profissional que a empresa está buscando e quais técnicas deveram ser usadas. Prestados também serviços na área contábil da companhia, sendo analisados os recursos, através de balanços financeiros.

INTRODUÇÃO

Contratar funcionário inadequado traz prejuízo financeiro, desperdício de tempo e treinamento, baixa a produção, a localização de pessoal para suprir necessidade da contratação de funcionários. A rotatividade de pessoas nas organizações está associada, dentre outros fatores, às políticas de recrutamento e seleção, a principal questão reside no fato de que deve haver consciência de que a participação e o envolvimento das pessoas com os objetivos organizacionais representam um diferencial competitivo estratégico. O recrutamento e a seleção de pessoas, atividades da Administração de Recursos Humanos, têm papel importante nisso, pois tem como objetivo trazer para a organização àqueles que mais facilmente se envolverão efetivamente com os objetivos organizacionais.

O processo de recrutamento e seleção de pessoas visa buscar e selecionar candidatos que tenham identidade com a cultura da empresa, buscando manter esta característica e quando necessário proceder às devidas adaptações. Definições propostas por Chiavenato (2005), França (2007) e Araújo (2006) explicam o conceito de recrutamento como sendo um conjunto de técnicas e procedimentos para atrair candidatos para ocupar cargos dentro da organização, suprir lacunas, desde que sejam potencialmente qualificados e capazes para os mesmos.

Recrutamento de pessoal

Na atmosfera das grandes organizações, a designada era do conhecimento é um desafio que mobiliza a participação de múltiplos subsistemas da área de gestão de pessoa. Neste contexto, as pessoas passam a ocupar um papel estratégico para que as empresas possam superar os desafios que se apresentam. Para Cruz e Pacheco (2004) o que se coloca por detrás desta ideia é o reconhecimento da importância que o conhecimento assumiu na sociedade contemporânea, como componente essencial do desenvolvimento humano, econômico e social, sendo assim uma mola mestra da evolução da humanidade.

O Recrutamento de pessoal é o Método muito utilizado nas empresas para iniciar o processo de contratação de funcionários para diversas áreas e funções, é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem por objetivo atrair candidatos interessados, potencialmente qualificados e capazes de assumirem cargos dentro de uma determinada organização. Através dele, a empresa divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher.

Uma das consequências de um processo de recrutamento e seleção inadequadamente elaborado é de que poderão ingressar na organização pessoas que não se adaptem ao perfil, que por fim poderão demitir-se ou serem demitidas rapidamente. Em função disso é preciso que os empresários se conscientizem de que a boa seleção de pessoal é um investimento útil para a empresa. O êxito do Recrutamento/Seleção depende das informações que forem transmitidas pelo requisitante, o qual deverá utilizar o formulário denominado Requisição de Pessoal, para aumentar ou substituir o quadro de empregados da empresa, no qual deverão constar os seguintes itens:

 Requisitos pessoais;

 Requisitos Profissionais;

 Nível de Escolaridade;

 Informações sobre o Cargo;

O processo de recrutamento de pessoal começa quando surge a necessidade de preenchimento de um ou mais postos de trabalho na empresa. As opções de fontes de profissionais a serem exploradas podem ser: recrutamento interno, recrutamento externo ou recrutamento misto.

RECRUTAMENTO INTERNO

Em qualquer recrutamento, um ponto importante a ser considerado é o recrutamento interno, esse processo estimula o funcionário a se especializar, ocorre o preenchimento das vagas por meio dos próprios empregados da empresa. É visto como uma valorização dos recursos internos, através de transferência de pessoal, promoções de pessoal, transferências com promoções de pessoal, programas de desenvolvimento de pessoal e plano de carreiras criando um sentimento de justiça dando oportunidade para os mesmos, uma vez que, já estão comprometidos com os objetivos da empresa. Laborar em empresa que proporciona, claramente, oportunidade de promoção, é uma das melhoras formas de motivação pessoal para o trabalho – o reconhecimento, o candidato já foi avaliado e é conhecido, não necessita na maioria das vezes de período experimental, de integração e indução à empresa ou informações cadastrais a seu respeito. Há menos chance de equívocos no recrutamento evitando-se a demora do recrutamento externo, seleção e no processo de admissão, de certa forma restabelecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com