TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e Seleção de Pessoal

Trabalho acadêmico: Recrutamento e Seleção de Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.643 Palavras (11 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Recrutamento e Seleção de Pessoal 4

2.2 Remuneração e Benefícios..........................................................................5

2.3 Auditoria em Recursos Humanos.................................................................7

2.4 Legislação e Práticas Trabalhistas................................................................8

3 CONCLUSÃO.................................................................................................11

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................12

1 - INTRODUÇÃO

Neste trabalho será descrito a análise feita em duas empresas de segmentos diferentes, através de uma pesquisa realizada com os responsáveis pela Gestão de Pessoas.

O aspecto a ser observado é a maneira que a empresa utiliza as ferramentas necessárias para uma boa e correta administração.

O objetivo específico deste trabalho é diagnosticar a metodologia de Gestão de Pessoas usada pelas empresas pesquisadas e quais os problemas enfrentados por elas. Obter informações sobre a sistemática de Recrutamento e Seleção, Remuneração e Benefícios, Auditoria em Recursos Humanos e Legislação e Práticas Trabalhistas.

Serão apresentadas sugestões de reformulações ou intervenções para melhor desenvolvimento das atividades propostas pelas empresas.

As empresas pesquisadas foram:

PRIME INCORPORAÇÕES E CONSTRUÇÕES S/A, sua matriz está localizada em Belo Horizonte, mas possui filiais nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiânia e no Distrito Federal onde foi aplicada a pesquisa proposta. Atua no ramo de atividade da construção civil, mas especificamente na construção de apartamentos voltados para classe C da sociedade. Possui um quadro fixo de aproximadamente 1.800 colaboradores no total.

SUPERMERCADO PREÇO BAIXO LTDA, possui cinco filiais na região do Distrito Federal, atua no ramo da alimentação humana voltado também para classe C da sociedade, com um preço mais em conta. Possui um quadro fixo de aproximadamente 500 colaboradores.

2 - Em análise a entrevista realizada nas empresas Prime Incorporações e Construções S/A e Supermercado Preço Baixo, no departamento de Recursos Humanos, obteve-se os resultados analíticos e reformulações sugeridas abaixo:

2.1 - Recrutamento e Seleção de Pessoal

A empresa Prime Incorporações utiliza um processo de recrutamento e seleção feito por um profissional qualificado. Existe um departamento especifico para esse tipo de atividade. É utilizado recrutamento tanto interno quanto externo, internamente é divulgado via intranet e externamente é divulgado através de publicações em jornais e empresas especializadas em indicação. Ambos realizam os mesmos testes, entrevistas e análise de currículo, onde são feitas as avaliações de resultados de acordo com o necessário para o desempenho da função e ser ocupada.

Na empresa Prime acontece muita burocracia no processo de aprovação para o inicio do processo seletivo. Muitas vezes é necessário contratar um novo colaborador por substituição e a aprovação desta contratação é um pouco demorada causando sobre carga no departamento que está desfalcado. A perda de tempo de tempo está ligada a falta de planejamento futuro, deve existe algo pré-aprovado para que aja mais agilidade na escolha dos candidatos. O que pode ser utilizado pela empresa é um banco de dados de candidatos, este se bem controlado pode agilizará o processo de contratação, pois muitas vezes sobram candidatos que podem ser reaproveitados. A Prime deve exigir a formação acadêmica mais voltada para a função que será exercida e não somente ter uma formação. Os pré-requisitos devem ser melhores elaborados.

Na empresa Supermercado Preço Baixo, existe uma parceria com uma empresa responsável por esse processo de recrutamento e seleção, após essa etapa encaminha-se para a empresa somente os candidatos habilitados para o desempenho das atividades, onde ocorre apenas a finalização da escolha do candidato pela análise dos resultados apresentados durante o processo.

O Supermercado Preço Baixo deve investir na contratação de profissional capacitado como, por exemplo: um psicólogo organizacional ou outro tipo de profissional com formação em conhecimento humano, habilidade de conhecimento das técnicas existentes para utilização no processo seletivo, para realizar o recrutamento e a seleção dos novos colaboradores dentro da empresa, com isso ganharia tempo e os futuros trabalhadores já se familiarizariam com o ambiente que irão conviver.

O processo de recrutamento e seleção deve vir sempre acompanhado de um bom planejamento para que não exista perda de tempo tanto da parte de quem está buscando uma oportunidade quanto da empresa que está necessitando de mão de obra capacitada. Os cargos oferecidos devem ter suas descrições claras e objetivas para que só participem do processo candidatos qualificados para vaga. Após finalizar o processo ambas devem informar aos candidatos o resultado da seleção, a devolutiva é muito importante.

2.2 - Remuneração e Benefícios

A Prime Incorporações oferece como benefícios aos seus colaboradores vale transporte, vale refeição, plano de saúde e odontológico e bonificação sobre os lucros da empresa caso as metas estabelecidas sejam alcançadas. A empresa trabalha com um Plano de Cargos e Salários formalizado e isso traz como benefício clareza nas regras e políticas estabelecidas pela empresa para movimentação profissional, evitando constrangimentos, injustiças e incentivando seus colaboradores a se especializarem para que consigam alcançar melhores cargos e consequentemente melhores salários dentro da empresa. São realizadas pesquisas salariais com parceiros (chamado boca a boca) e empresas especializadas em consultoria para que haja uma atualização salarial e evite pedidos de demissão por insatisfação salarial. Nota-se um autograu de satisfação entre os colaboradores, quase não se houve reclamações em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com