TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO SOBRE AS ESCOLAS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Prescritivas e Normativas

1- DESIGN

Essa escola de pensamento preocupa-se em prescrever um caminho ideal para a formulação da estratégia, que se dá pela adequação das capacidades internas da organização às possibilidades de seu contexto externo.

Os fatores considerados para a formulação de estratégia são os ambientes interno e externo à organização, os valores, crenças e preferências de seus administradores e é interessante notar a responsabilidade da empresa perante a sociedade.

O processo de decisão estratégica é centralizado na cúpula da organização, o que relega outros agentes internos ou externos a um papel sem muita relevância no processo, ficando a consideração da responsabilidade social nas estratégias dependente dos valores e interesses do executivo principal, apesar de os autores dessa escola darem relevância ao assunto.

2- PLANEJAMENTO

A Escola de Planejamento cresceu em paralelo à Escola do Design e predominou a partir de

meados da década de 1970, perdendo força na década de 1980. A principal mensagem desta escola é formalizar e a mensagem atingida é programar, em vez de formular.

A Escola do Planejamento se assemelha muito à do Design. Sua principal diferença é a formalidade com que a questão estratégica é tratada.

O modelo básico de planejamento estratégico se inicia com a fixação dos objetivos organizacionais. Então, estudam-se os ambientes interno e externo, para que sejam elaboradas e avaliadas, por meio de um processo extremamente complexo, diversas estratégias alternativas para que uma seja escolhida.

3- POSICIONAMENTO

Esta escola refere-se à Formação da Estratégia como um Processo Analítico, cuja ênfase está no processo de auditoria externa - análise competitiva do setor e da concorrência.

Michael Porter, principal autor dessa escola, prega em sua obra Competitive Strategy (Estratégia Competitiva), datada de 1980 que a atratividade (lucratividade a longo prazo) de um depende de 5 forças competitivas básicas: poder de barganha de compradores, poder de barganha de fornecedores, ameaça de novos entrantes, ameaça de sucedâneos e rivalidade entre concorrentes.

Porter vê três abordagens de estratégicas genéricas para conseguir vantagem competitiva em relação aos concorrentes: liderança de custo total, diferenciação e enfoque. A liderança de custo possibilita à empresa retornos superiores à média de mercado. A diferenciação consiste em agregar algo a seu produto ou serviço que faça com que ele seja diferenciado dos concorrentes. A estratégia de enfoque consiste em atender da melhor forma possível um alvo determinado.

Descritivas e Explicativas

4- EMPREENDEDORISMO

A Escola Empreendedora, que tem como mote “A formação de Estratégia como um Processo Visionário” nasceu dos princípios da economia. O termo “entrepreneur” foi adotado, no início do século XIX, pelo economista francês Jean-Batiste Say, para identificar o indivíduo que transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento. Essa escola de pensamento estuda como as estratégias são formuladas pelo empreendedor, cuja figura é vista como a força motriz da organização que criou ou transformou.

A escola destaca a centralização da formação estratégica em cima de seu líder, tornando-a mais flexível e apta às mudanças. Afinal, sua estratégia foi baseada na visão de seu líder. A visão é uma representação mental de estratégia, criada ou ao menos expressa na cabeça do líder. Porém, como a visão está centrada na cabeça do líder, a organização fica vulnerável as possíveis falhas de seu líder, devido a uma sobrecarga ou a uma falta de atenção para operações rotineiras.

5- COGNITIVA

A Escola Cognitiva funciona como ponte entre as escolas objetivas e subjetivas e tem como mote “A formação de Estratégia como um Processo Mental”, e é inspirada em Herbert Simon (Teoria Comportamentalista).

Ao se estudar os processos mentais pelos quais os estrategistas concebem a estratégia, formou-se essa escola. A base da formulação de estratégia é a mente do estrategista, que dá forma àquilo que é feito, por meio de seu julgamento, intuição, criatividade, experiência adquirida, percepção da realidade e modelos mentais.

As pessoas têm uma percepção tacanha e distorcida da realidade, mas têm a capacidade de, ao juntar essa percepção limitada à realidade futura pretendida em sua mente, criar uma visão, um conceito que, por meio da implementação da estratégia, buscam tornar a própria realidade.

A Escola Cognitiva é, dotada de dualidade: a ala positivista, que trata o processamento e a estruturação do conhecimento como um esforço para produzir algum tipo de filme objetivo do mundo, e a ala subjetiva para a qual a estratégia é uma espécie de interpretação do mundo.

6- APRENDIZADO

A Escola de aprendizado, que tem como mote “A formação de Estratégia como um Processo Emergente”, é fundamentada no fato de que os estrategistas aprendem ao longo do tempo.

A explicação para o fenômeno de as estratégias emergirem, segundo essa escola, reside na capacidade das pessoas em aprenderem a respeito de uma situação tanto quanto a capacidade da organização de lidar com ela.

Para esta escola, a formação de estratégia é vista como um processo incremental lógico e emergente, com a participação de diversos agentes envolvidos. À medida que as pessoas e as organizações vão vivenciando uma situação ou oportunidade, elas aprendem e novas estratégias vão emergindo. Esse processo pode estar tanto centrado na cúpula quanto disperso hierarquia abaixo na organização. Por isso, os interesses de diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com