TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Artigos Científicos: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  1.246 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão de Recursos Humanos

Gestão de recursos humanos tem por objetivo capacitar, por meio de métodos, técnicas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto de uma organização, tornando-o competente para atuar nos diversos subsistemas que integram a área de recursos humanos das empresas.É um conjunto de princípios estratégicos e técnicos que contribuiu para atrair, manter, motivar, treinar e desenvolver o patrimônio humano de qualquer organização. Pois, segundo TOLEDO (1986), recursos humanos seriam "o ramo de especialização da ciência da Administração que desenvolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade”. Conhecida pela sigla 'RH', é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Porém, tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

Portanto, a área de recursos humanos também lida com estratégias de recursos humanos, relações sindicais, relações de trabalho e técnicas afetas a função tais como recrutamento, seleção, treinamento, planos de cargos e salários, avaliação de desempenho, incentivos e remuneração.

Entretanto, devido à importância que os recursos humanos têm para uma empresa ou espaço trabalhista, hoje em dia se costuma destinar um setor diretamente especializado na organização de tais recursos. Este setor conta com o mesmo nome e pelo geral compõe-se de vários agentes capacitados que têm entre suas principais funções a de selecionar trabalhadores, localizá-los nas diferentes áreas da empresa, a manutenção de bons e apropriados laços de comunicação entre as diferentes áreas, o estabelecimento de pautas de trabalho, a condução e desenvolvimento de equipes de trabalho e o planejamento de táticas e atividades específicas para cada setor. Então se considera que a organização dos recursos humanos de uma instituição é uma das chaves para o bom funcionamento da mesma.

Diante disso, pode-se afirmar que essa área da organização trata do recrutamento, da seleção, do treinamento, do desenvolvimento, da manutenção, do controle e da avaliação dos funcionários de uma empresa. Sendo assim, pode-se considerar que a existência da área de recursos humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando na melhor efetividade organizacional. (CHIAVENATO, 1981).

Enfim a motivação dos recursos humanos são as condições de sobrevivência nos mercados de trabalho, sendo eles cada vez mais globalizados e competitivos, pois os mesmos buscam cada vez mais um grande diferencial entre as diversas impressas. Para finalizar as empresas devem se alinhar aos sistemas de avaliação de desempenho focados em resultados e complementados por sistemas motivacionais, para então levarem as suas empresas a se destacarem no mercado.

Na minha opinião as empresas devem desenvolver um programa de motivação para seus recursos humanos e consequentemente melhorar a produtividade, como forma de incentivo, para que sempre posa alcançar seus resultados traçados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com