TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  209 Visualizações

Gestão de Pessoas

“Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. [...] Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e

As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando em organizações e dependem delas para sua subsistência e sucesso pessoal. Já as organizações dependem diretamente das pessoas para produzir seus bens e serviços, atender os clientes, etc.

Conceito de Gestão de Pessoas

É uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização.

A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:

As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.

As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios. As pessoas como parceiros da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios). Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros.

Importante: “a inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho constitui o principal obstáculo para a produção”

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com