TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regime De Captalização

Casos: Regime De Captalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

Passo 1:

Regimes de Capitalização: simples e composto

A Matemática financeira é uma ferramenta essencial ao cidadão e ao profissional de qualquer segmento. Seus fundamentos e cálculos permitem uma visão crítica dos dados e respectiva analise, proporcionando e gerando o poder de tomada de decisão. Por meio destes fica mais nítido, claro, qual a melhor opção em virtude da necessidade pessoal: se deve ser pego um empréstimo junto ao banco, se é melhor continuar a usar o limite do cheque especial, se vale a pena o financiamento de um imóvel próprio no longo prazo a fim de se evitar gastos com aluguel, ou até mesmo o estudo/viabilidade de outras propostas, tendo-se períodos, capitais iniciais, taxas e montantes distintos.

Uma grande aliada da matemática financeira e dos estudiosos e simpatizantes desta ciência é a HP-12C, calculadora que proporciona infindáveis cálculos (não antes possíveis em calculadoras comuns), trabalhando-se com inúmeras casas decimais, períodos, aplicando a taxa de juros a simular, entre outras peculiaridades.

No que diz respeito aos conceitos da capitalização simples e composta, temos uma diferença operacional e bastante simples que determina o modelo de juros utilizado. Enquanto no sistema simples o cálculo de juros é feito sobre o aplicado capital inicial, no caso composto os juros são calculados não somente sobre o capital inicial mas também sobre este valor com os juros vencidos acrescidos.

No sistema de capitalização composto salientamos que a taxa varia exponencialmente em função do tempo. Interessante mencionar que nos dias de hoje a maioria das atividades financeiras que vivenciamos (compras no cartão de credito, empréstimos bancários, aplicações financeiras) são calculadas utilizando juros compostos => os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o calculo de juros do período seguinte..

Como exemplo do uso do simples, temos operações de curtíssimo prazo, desconto simples de duplicatas, etc.

Enfim, a “Capitalização” significa incorporar os juros simples no capital, obtendo-se assim um capital maior que o inicial (o qual também será remunerado). Os juros simples crescem de forma proporcional com o tempo, mas em contrariedade, o composto cresce mais do que proporcionalmente.

A HP é um facilitador neste processo, pois possui uma simbologia que ajuda para cálculos deste tipo, proporcionando ao seu usuário a criação de cálculos antes gigantescos e bem mais manuais, serem feitos em um tempo bem menor neste tipo de calculadora (específica). Segue alguns dos enunciados das teclas do equipamento que condizem perfeitamente com a busca de resultados para sistema de juros simples e compostos: PV, FV, M, N, V, CL, i, n, j, fin, entre outras, tudo dependendo das informações que temos para a montagem dos cálculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com