TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento Com O Cliente

Trabalho Universitário: Relacionamento Com O Cliente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 6

Pontos Fortes

Vasta gama de produtos, para todas as faixas etárias e estilos de vida, a preços acessíveis.

Lojas Renner é a segunda maior loja de departamentos do Brasil, atua artigos de vestuário (moda feminina, masculina, infantil), perfumaria, cosméticos, produtos de higiene, além de outros acessórios, através de

serviços financeiros dentro de suas lojas, com pessoais, títulos de capitalização e corretagem de seguros. Em 2011, 89,4% da receita líquida da companhia foi proveniente da operação de Varejo, enquanto os outros 10,6% de serviços

financeiros. Em uma única loja é possível encontrar produtos para toda a família e diferentes ocasiões, a preços acessíveis, com a possibilidade de parcelar em diversas vezes com o cartão da loja. Essa praticidade atrai e faz com que o cliente volte mais vezes.

Forte atuação nas classes B e C+ – O público alvo da companhia classes B e C+, sendo estas classificadas

atualmente como a nova classe média brasileira. O que ao mesmo tempo em que houve uma evolução da antiga

classe C para B, movimento favorável ao modelo de negócios das Lojas Renner . Segundo pesquisa realizada

pela Fecomercio (2012), entre 2003 e 2009, mais de 12 milhões de famílias (quase 40 milhões de pessoas)

ascenderam às classes C e B . As projeções ainda são positivas, em especial para classe C que em 2015 será à força de

sustentação da economia brasileira, devendo atingir R$ 1,46 trilhão de consumo familiar.

Potencial de crescimento da companhia – Enxergamos um grande pontencial para a Renner, sobretudo, no médio e longo prazo, em virtude dos seguintes fatores:

- Plano de expansão de lojas – A companhia estimou um potencial de 408 lojas Renner até 2021,

- Novo segmento de atuação com a Camicado- Com a aquisição da Camicado, no começo de 2011, a companhia passou a atuar também no segmento de Casa & Decoração. Classificamos a Camicado como um diferencial das

Lojas Renner frente aos seus portfólios de produtos, complementar aos da lojas RENNER,potencial de crescimento atrelado a força da marca e conjuntura macroeconômica favorável.

-E-commerce (comércio virtual) – Enxergamos o e-commerce como um canal de vendas tem grande potencial de estratégico, que ganhará relevância nos próximos anos, considerando o dia a-dia cada vez mais agitado e corrido das pessoas, a possibilidade e a facilidade de efetuar compras é muito grande .

-Serviços Financeiros -Atualmente os serviços financeiros correspondem por aproximadamente

27% do EBITDA total das Lojas Renner. Com o cartão Renner o consumidor pode parcelar suas compras em até 0+5 vezes 5 vezes sem encargos e 0+8 vezes com encargos. Além disso, a companhia oferece outros serviços, como crédito pessoal e seguro. Todas essas facilidades culminam em outra vantagem realizadas com o cartão Renner é maior quando comparado ao demais. A a opção que o cliente possui de pagar a sua fatura na loja, aumenta a possibilidade de

que o mesmo acabe realizando novas compras.

-Investimentos relevantes em logística – Até 2015 a empresa pretende investir R$ 240,0 milhões com os seus centros de distribuição (CDs).O diferencial está concentrado no modelo que será adotado pela Renner em seu novo centro de

distribuição, inaugurado no Rio de Janeiro com uma área total de 50.000m2. .O novo CD dará mais agilidade ao processo da companhia,além de ajudar a suportar o aumento das vendas.O modelo será o Push – Pull, com automatização de cabines,em que parte dos produtos entregues pelos fornecedores é empurrado diretamente para as lojas, enquanto o volume retido é enviado para as lojas que necessitam de mais produtos.

De acordo com a companhia, com a automatização os custos de movimentação de peças dentro dos CDs serão 30% menor, além de reduzir em 11% o tamanho do CD, o que acarreta uma queda do preço de aluguel e redução de mão de obra de obra.

Pontos Fracos

Plano de expansão atrelado a abertura de shoppings- Em 2011, 94% das lojas da companhia, responsáveis por 91,7% das vendas líquidas da empresa no ano, estavam localizadas em Shopping Center. Atualmente, esse percentual é de 92%. Dessa maneira, podemos concluir que o sucesso da estratégia de expansão da empresa depende do número de shoppings a serem inaugurados nos próximos anos no Brasil.

Além da necessidade de novos pontos, a Renner também é afetada pelo atraso na inauguração de shoppings, ocasionando o adiamento na abertura de lojas, com impactos sobre o resultado da companhia.

Financiamento aos clientes – os serviços financeiros oferecidos pela companhia são uma importante ferramenta de fidelização de cliente, sendo que um dos objetivos da empresa é atrelar

o seu crescimento a operação de varejo. Contudo, esse movimento tem duas implicações importantes que precisam ser consideradas:

- Quanto maior a exposição dos produtos financeiros no resultado final da companhia mais

elevado é o risco de crédito, com destaque para inadimplência. Assim, em um cenário de elevação

do nível de inadimplência, a Lojas Renner poderá sofrer perdas importantes.

- O atual ambiente macroeconômico brasileiro, com juros mais baixos, implica em uma maior competição entre financeiras e bancos, dado que que estes passaram a praticar taxas menores. Assim, algumas financeiras, inclusive a pertencente a Lojas Renner, que se destacavam por cobrar taxas mais atrativas quando comparadas aos bancos, terão

que se adequar a nova realidade e equiparar suas taxas ao mesmo nível que é praticado pelo mercado,com impacto sobre o resultado final, dado a queda esperada das receitas.

- A importância de uma boa coleção – O sucesso das vendas da companhia está atrelado ao sucesso da sua coleção.

Uma coleção pouco atrativa na visão de seus clientes pode prejudicar o resultado da companhia, além de impactar negativamente sua marca.

- Crescimento atrelado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com