TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento entre Ética e Moral

Tese: Relacionamento entre Ética e Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

Aula-tema: Introdução a Ética. Predisposição ética.

Esta atividade é importante para que você conheça o cenário atual do mercado de

trabalho e suas muitas exigências. Isto inclui os valores éticos e a moralidade.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Ler os textos a seguir indicados:

• O que é Ética. Disponível em: <

https://docs.google.com/open?id=0B2EGIpHvUjctNnZpOTV2Z0NPb2c >. Acesso

em: 10 out. 2012.

• O que é Moral. Disponível em: <

https://docs.google.com/open?id=0B2EGIpHvUjctU19aZHJMU3pvMzA >. Acesso

em: 10 out. 2012.

Passo 2 (Equipe)

Após a leitura, discutir entre o grupo e responder aos questionamentos:

1) Qual é o papel da ética no cotidiano do profissional da sua área?

2) O que é ética?

3) O que é moral?

4) O que é prática moral na sociedade?

5) Quais as diferenças e semelhanças entre ética e moral?

Passo 3 (Equipe)

Definir quais serão os conceitos que estarão presentes na primeira parte da sua cartilha, bem

como a primeira parte do treinamento.

Passo 4 (Equipe)

Entregar essas definições em formato de texto no máximo 2 páginas ao seu professor em data

combinada com ele.

Relacionamento entre Ética e Moral

O papel da ética no cotidiano do profissional é um fator determinante para o sucesso profissional, um deslize ético pode ser um caminho sem volta tanto para profissionais quanto para as instituições. A ética é tão importante que as empresas estão criando códigos de ética que transmitem a visão da empresa sob como agir de maneira ética para atingir os objetivos, ela é fundamental para a integração de equipes e para estimular o comprometimento dos funcionários. Quando vivemos em um ambiente profissional que há um conjunto de princípios e valores definidos que sejam partilhados, as chances de sermos éticos são muito maiores, as grandes empresas hoje quando fazem a seleção de pessoal procuram observar essas questões de comportamento, aquilo que as pessoas são em qualquer ambiente será o mesmo que ela vai ser no ambiente de trabalho. O profissional tem que se moldar a cultura organizacional, ou ele se integra ou será excluído.

Ética trata-se de uma disciplina normativa que tem como objetivo estabelecer os princípios, regras e valores que devem regular a ação humana, tendo em vista a sua harmonia. Num grande número de filosofias estes princípios, regras e valores aspiram a afirmarem-se como "imperativos" da consciência como valor universal. A ética preocupa-se não como os homens são, mas como devem ser. Em qualquer caso o homem é entendido como a autoridade última das suas decisões. A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.

A moral tem um caráter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida quotidiana das sociedades e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões. A noção do imediato vem do fato de a usarmos continuamente. A moral também se apresenta como histórica, porque evolui ao longo do tempo e difere no espaço, assim como as próprias sociedades e os costumes.

A prática moral na sociedade vem do respeitar valores digno a sociedade, sendo mais explicita possível. Determina ações e atitudes que deve ser adotadas pelas pessoas nas diversas situações e culturas, e tentar equacionar a convivência dentre todas essas aspirações humanas diferentes, minimizar atritos e injustiças cometidas, a pratica moral pode ser considerado a obediência as normas do que fazer e o não fazer, do bem e do mal. Muitos são os que conhecem as normas, porém não pode ser afirmado que por conhecerem, praticam as mesmas.

A diferença e ética e da moral, na ética é a disciplina filosófica onde reflete criticamente a moral, para assim por em pratica se for o correto, A moral é o conjunto de regras, normas de uma sociedade ou região, é importante porque há muitas pessoas que desrespeitam as leis e são de um instinto mal, é interessante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com