TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre o texto: Empreendedorismo no Brasil

Trabalho acadêmico: Relatório sobre o texto: Empreendedorismo no Brasil. Pesquise 788.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 8

DEFINIÇÕES DE EMPREENDEDORISMO

Relatório sobre o texto: Empreendedorismo no Brasil

Após discussão em grupo sobre o texto, chegamos às seguintes conclusões:

Não dar o devido valor ao planejamento e pensar que ter sorte e dinheiro é o que importa, são erros a se evitar por quem deseja abrir um novo negócio.

Conhecimento e Inovação são importantes para respectivamente abrir um negócio de forma a trilhar por caminhos corretos e para manter um negócio e isso se consegue se informando e se capacitando, uma das formas de conseguir informação e capacitação é recorrendo ao SEBRAE que é referencia nesses quesitos e em apoiar o empreendedor com cursos para administrar e estudos de viabilidade do negócio.

Para que uma pequena empresa seja bem sucedida, o empreendedor além de dominar técnicas de gestão, deve ter atitude, um comportamento de liderança para obter sucesso no negócio. Também para obter êxito é importante que o empreendedor tenha afinidade, vocação no ramo de atividade onde atuará a nova empresa.

Outra dica importante é saber se há mercado favorável para a atuação dessa nova empresa, é preciso saber se haverá clientes na região dispostos a comprar os produtos e ou serviços oferecidos por esta empresa, se na região encontram-se fornecedores para adquirir o que for necessário para atender os clientes, tendo em seu preço final um valor agregado ao que se oferece de forma a atender e ou superar as expectativas quanto a prazo e qualidade.

Muito importante também é a pesquisa na região onde a empresa irá atuar é quanto aos concorrentes. Analisar suas formas de atuação e visualizar uma maneira de implementar um diferencial que venha a atrair os clientes para o novo negócio e assim firmar- se como um novo concorrente e buscar tornar-se uma referência.

Uma oportunidade de conseguir apoio para evitar erros em sua trajetória inicial é o empreendedor procurar por consultoria nas faculdades em empresas-júnior, onde a consultoria custa menos e os resultados são bem positivos na abertura do negócio, no marketing e na publicidade.

Após abrir as portas um dos desafios é cuidar do ambiente na empresa. Em uma pequena empresa pode ser bem diferente de uma grande, pois geralmente todo mundo se conhece e tudo pode se tornar muito pessoal. Um erro ao gerenciar algum problema pode contaminar todo o ambiente, pois uma questão que diga respeito a um dos funcionários pode tornar-se referência de conduta para os demais. Então há que se tomar muito cuidado, ter ética ao tratar conflitos e problemas referentes aos recursos humanos da empresa.

Outra oportunidade na pequena empresa é que pela presença do proprietário ele pode compreender bem os anseios de cada pessoa e pode também conhecer e aproveitar todo o potencial profissional que seus funcionários possuem, além de poder tratar de forma mais personalizada cada pessoa.

Com a empresa em funcionamento deve-se ter constante preocupação com inovação, a maior parte dos pequenos empresários não pensa em inovação, não levam isso em conta como diferencial para seu negócio, a comodidade de uma relativa zona de conforto por ter um mercado interno com várias oportunidades e a falta de um projeto, um plano de negócios para um futuro onde se visualizaria a internacionalização causam a não preocupação em inovar.

Não inovar é muito negativo e preocupante, pois o país está atraindo capital estrangeiro e empreendedores de outras nacionalidades. O empresário brasileiro que não estiver em constante processo de inovação pode se tornar obsoleto em um mercado globalizado, portanto o correto é estar sempre preparado, atualizado apresentando diferencial que agradem aos clientes.

Conforme abordado por José Dornelas as oportunidades de crédito no país aumentaram, mas o empreendedor pode ter dificuldades em reunir toda a informação necessária para o sucesso de seu negócio. Para ele o empreendedor brasileiro deve entender que recursos financeiros é uma coisa e que conhecimento é outra, este por sua vez pode ser acessado através de um contato mais próximo com as universidades que é onde há geração de conhecimento.

A não observação das dicas abordadas no texto, as falhas em administrar o negócio dede a escolha de um ponto onde a instalação da empresa se torna ineficaz, não possuir conhecimento para gerenciar, bem como não conhecer o mercado no ramo de atuação e a situação econômica, são os fatores apontados pelos pequenos empresários para fecharem o negócio nos primeiros dois anos.

Sintetizamos as conclusões do grupo observando a importância em fazer e seguir um plano de negócios, ter afinidade com o ramo de atuação, buscar conhecimento nas universidades e nos demais meios que proporcionam tal conhecimento, como, por exemplo, o SEBRAE, buscar as melhores fontes de crédito, ter bom preço e qualidade para manter o negócio e inovar sempre para gerar novas possibilidades e manter a empresa viva em um mercado pulsante e globalizada.

ETAPAS INICIAIS PARA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

Definições do negocio a ser criado, etapas iniciais para elaboração.

A – O publico alvo de nossa empresa será em sua maioria feminino, mas podendo ter também a presença do publico masculino.

B – Esperamos que seja um retorno rentável, segundo pesquisas que fizemos irá gerar um retorno de quase 80% de lucro. E tendo sempre a possibilidade de render mais, conforme a quantidade de clientes que podemos ter.

C – As vantagens que nossa empresa trará aos negócios serão os diferenciais que ela terá. Teremos as cortesias que serão oferecidas, promoções e também aos finais de semana terá o “cantinho da criança” onde as clientes poderão trazer seus filhos para deixarem lá, será um cantinho de entretenimento.

D – A equipe que transformara essa oportunidade em negocio será nossos funcionários, certamente sem eles o negocio não poderá ser um sucesso.

E – Todos os empreendedores estarão comprometidos em tudo do começo ao fim, todos estão empenhados buscando conhecimento, cada um dando sua contribuição para que o negocio seja um sucesso.

Nos os empreendedores não iremos só administrar, pensamos também em trabalhar no negocio cada um fazendo o que pode a sua maneira.

Fazendo uma analise sobre nossas etapas para se começar um negocio e sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com