TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Leitura

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de Leitura – Capítulo 13

A ideia de progresso está ligada ao ocidente, o qual apresenta a contribuição islâmica durante a Idade Média. Esta estrutura social e cultural entendida como o islamismo procurou solucionar problemáticas e exigências que terminaram em certo grau de abstração a qual teve sua aplicação prática na álgebra.

Inúmeras obras preservadas no mundo mulçumano foram traduzidas para diversos idiomas, a partir desta prática o mundo cristão ocidental passou a conhecer o sistema algébrico. A álgebra é uma ciência como a gramática, porém, ela extrai de si consequências importantes através de outro sistema análogo de pensamento, a escolástica, que procura conciliar filosofia e teologia.

“No mundo ocidental o pensamento algébrico, o silogismo escolástico e catedral gótica andam juntos e associados à ideia de progresso”, principalmente na transição para o séc. XIII no que diz respeito aos novos sistemas de pensamento para o processo do projeto.

A arquitetura islâmica é o primeiro reflexo do sistema algébrico. Essa arquitetura apresenta diferenças da arquitetura cristã. O Islã tem uma forte influencia em algumas áreas do Mediterrâneo.

“Por um lado, se a catedral gótica é construtivamente leve, estereomofa e abobadada, a mesquita com salão hipostilo é leve, planimorfa e adintelada”.

A Medina mulçumana é considerada o oásis edificado, pois é onde o céu, o jardim e água adentram na arquitetura. Nas mesquitas o jardim é o ponto forte, e a edificação se torna mínima pra não ofuscar a beleza do jardim.

Já a Alhambra de Granada, é uma arquitetura de moradia islâmica que exemplifica o desejo de privacidade. Pelo seu exterior, não é possível ver seu luxuoso interior.

Por volta de 1100, ocorrem mudanças notáveis e rápidas na arquitetura, promovidas pelos reformistas da ordem beneditina. Em pouco tempo surge um novo estilo chamado de Cister. Esse movimento ocorre ao mesmo tempo em que surgem as primeiras universidades.

“Este estilo cisterciense - que precede o estilo gótico propriamente dito – se ajusta a um padrão bastante uniforme, baseados nas igrejas beneditinas de cabeceira quadrada ou abside com absidíolas, mas emprega colunas com fuste e capitel lisos em suas obras e os portais não recebem mais decoração do que a produzida pelas arquivoltas. O arco apontado já é frequente e se aceita a abóboda de ogiva”.

A arquitetura gótica apresenta pé direito bem alto, paredes externas leves, pois a abóbada está sobre arestas, nelas há vitrais que permitem penetrar luz natural. Isso é possível dado seus três elementos típicos: arco apontado, arco ogival, a abóbada sobre arestas e o arcobotante rematado por pináculos dando a característica silhueta de um navio aos volumes das catedrais. Na arquitetura gótica não há relação à escala do edifício ao homem.

O estilo gótico perdurou por mais de três séculos. A grande diferença foi sua evolução crescente, ao ponto de que arquitetonicamente se observou a transição do gótico racional ao gótico radiante, ao pós-gótico e ao gótico flamejante. No período de decadência da Idade Média, a arquitetura gótica já não tinha apenas cunho religioso, é possível observar construções particulares com tais características nos palácios comunais de Bruxelas, Florença,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com