TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Leitura de projeto arquitetônico

Por:   •  9/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE

Tópicos Avançados em Engenharia Civil

MANAUS

2020

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE

Relatório

Leitura e Interpretação de Projeto Arquitetônico

Romário Chaves Delgado – 03084477

MANAUS

2020

No dia 05 de outubro de 2020 foi realizada a palestra “Leitura e Interpretação de Projeto Arquitetônico”, oferecida pelo professor Jefferson Eduardo da Silva Morales, responsável por ministrar a disciplina de Tópicos avançados em engenharia civil. A palestra foi facilitada pelo próprio docente responsável da disciplina.

A palestra foi direcionada aos acadêmicos finalistas do curso de engenharia civil noturno e teve como objetivo apresentar como realizar leituras e interpretações de projetos aplicados à construção civil, a fim de compreender todos os traços e simbologias presentes no projeto e direcionar suas respectivas atividades expressas para cada um deles,como exemplo podemos citar um projeto eletrônico que identifique todos os sistemas e materiais a serem utilizados para o dimensionamento e execução de planejamento orçamentário.

O professor apresentou de início a importância de utilizar uma linguagem globalizada dentro dos projetos, com a principal finalidade de facilitar a sua compreensão por todos os profissionais que necessitarem entrar em contato com o mesmo.

Falou-se também dos tipos de projeto que são divididas em três fases, sendo elas:

O estudo Preliminar: baseado na necessidade do seu público alvo, focado em trabalhar na resolução de uma problemática, além de prever todos os benefícios e possíveis dificuldades acerca de sua execução;

Anteprojeto: nada mais do que um projeto muito mais detalhado que será enviado para os órgãos competentes para avaliação do mesmo, a fim de identificar se está de acordo com as normas e parâmetros estipulados pelos demais órgãos, para sua aprovação.

Projeto Executivo: uma vez que o projeto é aprovado, é expedido um alvará de construção e é desenvolvido um modelo muito mais detalhado com todos os detalhes, pois o mesmo será utilizado para a execução da obra em si. Nesta fase do projeto, temos todos os elementos minuciosamente representados para uma boa compreensão dos profissionais em contato com ele;

O professor apresentou alguns modelos de projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidrossanitário. Como a aula tinha como foco o projeto arquitetônico, foi apresentado de forma mais detalhada acerca de seus elementos principais na hora da execução do mesmo.

As peças básicas que devem conter em projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com