TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório identificar oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil

Projeto de pesquisa: Relatório identificar oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.734 Palavras (19 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 19

Sumário

INTRODUÇÃO 3

Desafio 4

1 – Relatório identificar oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil. 9

2- Questionário 10

2.1- O ramo do novo negócio e a região onde será instalado. 10

3- Plano de Negócio 12

4- ROTEIRO DE EXECUÇÃO 16

Apresentação da empresa 16

5 – Relatório Empreendedorismo 17

Referências Bibliográficas 19

INTRODUÇÃO

Segundo Dornelas citado por Machado, Azevedo e Silva, empreendedorismo pode ser conceituado como sendo o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidades. Também citado por Machado, Azevedo e Silva, Drucker destaca um fator importante para que uma empresa recém-aberta seja considerada um empreendedorismo: o diferencial com relação aos concorrentes. Segundo o autor, a inovação depende basicamente do abandono organizado, ou seja, livrar-se de hábitos e ver a mudança como uma oportunidade de buscar o tão almejado sucesso.

Na análise da literatura sobre empreendedorismo, percebe-se uma vasta busca por este tema, que mostra através das oportunidades a criação de um negócio de sucesso. De acordo com Schumpeter, citado por Gimenez, Ferreira e Santos, empreendedorismo pode ser tratado como a realização de novas combinações de recursos incluindo fazer coisas novas ou coisas que já são feitas em novas maneiras.

Não podemos considerar empreendedor somente aquela pessoa que tem um negócio próprio, um funcionário dentro da sua área em uma empresa, pode empreender e conseguir realizar mais do que a maioria das pessoas. Empreendedores internos fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa.

Desafio

Neste desafio, o grupo elaborará um Plano de Negócios de uma empresa fictícia, cujo segmento e demais características serão escolhidos pelos próprios alunos. Para tanto, serão realizadas pesquisas de conteúdos, para contribuir com as decisões do grupo, que procurarão simular uma situação real de abertura de um negócio empresarial com possibilidades de sucesso.

Ao finalizar este desafio, é esperado que os alunos desenvolvam as competências e habilidades essenciais ao empreendedorismo, a partir de decisões criativas embasadas em análises de possíveis cenários. Com isso, as competências evidenciadas poderão contribuir com seu exercício profissional futuro como Gerentes, Diretores, ou como Empresários.

Plano de Negócio

O chocolate é uma especiaria de origem européia com excelente vendagem do Brasil. Por mais que existam marcas consagradas já no mercado e consolidadas entre o público, ainda há um nicho a ser conquistado que são os sedentos por novidades. Crianças e adultos gostam de chocolate, mesmo que não sejam unanimidade é uma boa parcela da população e por isso montar uma fábrica de chocolates é uma boa dica de investimento.

Uma forma de atuar com o chocolate é sendo fabricante, que requer um alto investimento, mas pode oferecer também uma boa parcela de lucro anual. Para quem não sabe, uma fábrica de chocolates é um tipo de atuação que vai modificar uma matéria-prima em outros produtos que serão comercializados. Com base na tecnologia usada na produção e no capital, a atividade pode ser artesanal ou fabril. Dessa forma, é uma grande chance de muita gente poder ganhar bastante dinheiro, indo desde o vendedor da matéria-prima até o embalador do produto.

O chocolate é um produto a ser vendido no setor de alimentação e tudo o que está relacionado a este seguimento tem apresentado bons números nos últimos anos. Caso você queira mesmo investir neste setor, veja a seguir algumas informações importantes que não devem ser esquecidas pelo novo empresário de uma fábrica de chocolates.

Quem serão seus clientes na fábrica de chocolates

Um dos pontos mais importantes a se montar uma fábrica de chocolates é saber quem são seus clientes e a resposta a este questionamento é bem positiva quando se fala em montar uma fábrica de chocolates. Este produto é altamente consumido no Brasil entre crianças, adulto e idoso. Mais animador impossível, não é mesmo?

No geral, o chocolate vende bem o ano todo, com picos de vendas em épocas como Páscoa e Natal em embalagens para presente. Mas se tratando de números, podemos dizer que os chocolates vendem bem o ano todo.

Os seus clientes, na verdade, não são os consumidores finais, o comprador de um supermercado, mas o dono do supermercado. Suas vendas serão realizadas em grande quantidade e por isso deve ser estudado um preço bem em conta, para quando o revendedor estipule o seu preço e margem de lucro ainda consiga achar atrativo o seu produto para venda.

Concorrência do mercado em uma fábrica de chocolates

É preciso ter ciência que a concorrência deste mercado é bem alta. As prateleiras de lojas e supermercados estão recheadas de produtos do mesmo seguimento, com sabores diferenciados e com marcas fortes e alto investimento em marketing. Algumas são importadas a venda no Brasil, outras são apenas nacionais com nada menos que 30 a 50 anos de mercado.

O mercado de chocolate não é fácil pela concorrência, mas eventualmente vemos marcas pequenas se sobressaindo no mercado local. Algumas marcas caseiras vendendo em mercadinhos e padarias conseguem um bom lucro em vendas, por isso podemos informar que é um mercado a ser investido.

Localização e estrutura ao montar uma fábrica de chocolates

É preciso saber que existem restrições previstas em lei para o funcionamento da fábrica de chocolates em determinadas localidades, levando em aspectos urbanos, como densidade populacional e ruas capazes de absorver o fluxo de veículos que vão entrar e sair do estabelecimento para levar produtos. Assim, uma fábrica de chocolates precisa ser pensada de tal forma que se planeje também um funcionamento adequado e possível ampliação.

A fábrica de chocolates precisa estar afastada de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com