TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre o estudo do tema da teoria contábil

Relatório de pesquisa: Relatório sobre o estudo do tema da teoria contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

OBJETIVOS

Desenvolver as competências, habilidades e capacitação, necessárias para realizar a transferência de conhecimentos da vida e experiências cotidianas para o ambiente de trabalho e ou campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se um profissional adaptável.

METODOLOGIA

Para atingir estes objetivos, as atividades realizadas estão apresentadas e organizadas em 2 Etapas e em cada Etapa existem passos a serem executados sob forma de um desafio solucionado através de pesquisas em livros e sites na Internet.

DESAFIO

Você e seu grupo iniciam agora a caminhada rumo ao conhecimento da Ciência Contábil e a disciplina Teoria da Contabilidade participam ativamente deste processo. Os principais conceitos, terminologias e usos da Contabilidade introdutória serão abordados nesta matéria. Para tanto, vocês devem aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula com esse Estudo Dirigido sobre a disciplina.

Ao final do Desafio vocês terão notado como as empresas utilizam a Contabilidade na prática.

OBIJETIVO DO DESAFIO

Relatório sobre o Estudo Dirigido da disciplina Teoria da Contabilidade.

ETAPA 1

 Aula-tema: Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis.

PASSOS

Passo 1

Acesse o texto Objetivo da Contabilidade, disponível em <https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpYU5HRE1FQ1pCX2s> Acesso em: 22 abr. 2012, e em no máximo uma lauda elabore resumo sobre as principais mensagens do artigo.

Vimos no artigo quais são os principais objetivos da contabilidade, e quão importantes elas são em uma empresa, e até para pequenos empresários.

Digamos que é ela quem “cuida” do patrimônio, e da movimentação de uma empresa, com ela podemos verificar e prevenir riscos. Ela não só fica responsável pela parte financeira, pelo contrario ela é um todo da empresa.

A empresa é quem passa todas as informações necessárias para o contador responsável pelo patrimônio, o não utilizamento de um contador e a linguagem das demonstrações contábeis dentro de uma empresa pode gerar grandes riscos, até mesmo o de uma falência e nisso ocasionando a perca do seu investimento, e a não utilização adequada das informações também geram riscos para a empresa, como: deficiências na própria estrutura organizacional, limitações do próprio usuário, baixa credibilidade por parte de ambos. Ele tem por finalidade avaliar como vai a empresa, seus lucros, prejuízos, toda a movimentação da empresa, ele fica responsável pelos seus lançamentos, em balanços, para verificar seu patrimônio. Ele pode ajudar o proprietário, dar dicas e verificar se sua empresa está crescendo ou não.

Então concluímos que é sempre bom consultar um profissional da área antes de tomar qualquer atitude que possa colocar seus patrimônios em risco.

Passo 2

Reúna com sua equipe e redijam uma redação de no máximo 30 linhas sobre qual a semelhança existente em sua vida financeira particular e a de uma empresa. Quais controles, quais resultados, quais objetivos financeiros você possui enquanto cidadão que se parece com os de uma organização.

Em relação de nossas vidas financeiras com a de uma empresa, percebemos que há varias semelhanças em que podemos dizer que é extremamente igual e outras com pequenas diferenças.

Uma dessas semelhanças, em que tanto nós como as empresas onde trabalhamos, é que através do mesmo abrimos um leque de outros fatores em que podemos assemelhar que é o fluxo de caixa, é onde nós programamos em cima do que temos que pagar e receber, tentando manter um controle financeiro para que não fiquemos sem recursos financeiros. Dentro deste fluxo, o que podemos dizer que é exatamente igual é o contas a receber. Tanto a empresa como nós funcionários, prestamos serviços para alguém, na parte de nossas empresas são para os clientes, e nós para a empresa em que trabalhamos, e somos remunerados com um valor em dinheiro.

O que temos em comum com as contas a pagar é o conceito de divida, mas se formos assemelhar os tipos de dividas já não se encaixam muito. Diferente de nossas empresas, somos um consumidor final, nossas dívidas, nossas necessidades são com finalidade para nosso conforto diariamente. Já a empresa não, todo tipo de compra, independente pra qual finalidade, é voltado para a fabricação de algo, no qual é destinado a um cliente. Também temos em comum os impostos, não são os mesmos, porém tanto nós como as empresas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com