TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: “Minimalismo -documentário”

Por:   •  15/8/2018  •  Resenha  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica: “Minimalismo -documentário”

Título Original: “Minimalism: A Documentary About the Important Things”.

Trás como elenco: Ryan Nicodemus; Sam Harris; Dan Harris; Jeff Sarris; Shannon Whitehead; Joshua Becker; Joshua Fields Millburn; Rick Hanson; Dave Latullipe; Courtney Carver; Yarrow Kraner; Jay Austin; Leo Babauta; Matte Scheinker; Jesse Jacobs. Lançado no Estados Unidos em 2016.

Este documentário tem como principio nos mostrar a escolha de vida feita por dois grandes amigos e também autores  do livro “Minimalism: live a meningful life”, Ryan Nicodemus e Joshua Fields, que são considerados “The Minimalists” (os minimalistas) – é um conceito que pode auxiliar a todos aqueles que estiverem dispostos a se livrar dos exageros em favor de se concentrarem no que é importante para encontrar a felicidade, realização pessoal e, sobretudo, liberdade – e de como a filosofia deles  mudou  o  jeito de pensar de muitas pessoas consumistas que aparecem ao longo do  documentário. Vale destacar que durante as cenas, é mostrado relatos de outras pessoas que se encontraram no minimalismo.

Durante o documentário nos é mostrado entrevistas com intelectuais, que afirmam que o ser humano é muito ambicioso e que quanto mais compram mais insatisfeitos ficam, o que ocorre de fato, pois a mídia nos estimula a comprar cada vez mais, com produtos novos a cada dia para que esse ciclo do consumismo nunca se acabe, querendo nos mostrar que essa compra irá nos deixar felizes, mas acabam nos trazendo mais dívidas e frustrações. Já em relação aos débitos, nos mostra pessoas que resolveram vender seus imóveis para comprar outro menor, pois não enxergavam mais a necessidade de viver em um  local maior e mais caro, sendo que algumas delas moravam sozinhas ou era, no máximo, um casal, o que as causou menor despesa e menos preocupação  para a manutenção das casas, e os fez compreender que não é necessário viver em uma  casa grande para lhe trazer felicidade e bem-estar.

Jhoshua e Ryan levam o assunto do minimalismo para várias cidades dos Estados Unidos, por meio de palestras que tentam conscientizar as pessoas a ser menos consumista e mais ligado aos problemas que esse consumo exagerado traz tanto para nós, em relação ao psicológico quanto para o meio ambiente, que é degradado e poluído para produzir tais produtos, o que nos leva a concluir que o consumismo vai muito além do que podemos imaginar.

 O documentário ainda se voltou para o consumismo em relação ao público infantil, nos mostrando que desde cedo somos levados pela publicidade, o que é até mais “fácil” para os publicitários, já que crianças são muito influenciáveis, então tudo é pensado minunciosamente para que essas crianças induzam seus pais a lhe comprarem aquele determinado objeto, até crescerem e se tornarem adultos consumidores. Um exemplo disso no próprio documentário, no caso já haviam adotado o minimalismo, é o relato de um casal, que fez com que  seus filhos anotassem tudo o que já não precisavam e fez com que se livrassem de coisas desnecessárias, fazendo com que as crianças cresçam com a ideia de que não é necessário ter varias bonecas ou carrinhos para que possam se divertir, basta ter apenas o que irão realmente brincar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com