TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Levitt Marketing Myopia

Por:   •  12/3/2021  •  Resenha  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Levitt começa o artigo "Marketing Myopia" falando do perigo que correm as organizações que mantem sua produção voltada ao amor pelo produto e não focado em seus potenciais clientes. E cita ainda que na maioria dos casos quando o crescimento de uma empresa é ameaçado ou estagnado a culpa não é de uma possível saturação do mercado, mas sim de uma falha administrativa.

Na administração de uma empresa diversas falhas podem ocorrer, mas a que é frisada por Levitt é a por falta de conhecimento de como deveria ser o seu negócio, focando na satisfação da necessidade dos clientes em vez de dar foco a um produto e insistir em algo que pode não ser mais tão útil igual já foi um dia.

Como exemplo dessa falha de administração ele cita Hollywood e as ferrovias, que não possuem seu declínio pelo fato das concorrentes de outros segmentos crescerem, mas sim pelo fato de não conseguirem perceber o que os clientes desejavam a tempo de evitar isso.

Theodore ainda cita diversos outros exemplos para explicar que as atenções da empresa devem sempre estar voltada aos clientes, e que não será possível vender seu produto ou serviço se as necessidades da clientela não estiverem sendo satisfeitas. Afirmando ainda que tornar seu produto uma referência não é garantia de sucesso da marca, o que pode garantir tal sucesso e estabilidade é saber explorar as oportunidades da demanda.

O autor discorre sobre o “ciclo auto-ilusório”, determinado por quatro causas, são elas: a crença de que o crescimento é assegurado por uma população em expansão, a crença de que não existe um substituto competitivo para o principal produto da empresa, o excesso de fé na produção em massa e nas vantagens do rápido declínio do custo unitário com o aumento da produção e a preocupação com um produto que se preste à experimentação científica cuidadosamente controlada, ao aperfeiçoamento e à redução dos custos de produção.

Pedro Henrique Moraes Salgado, 201810283

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com