TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Pesquisas

Por:   •  17/6/2019  •  Resenha  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: PESQUISA EDUCACIONAL I

DOCENTE: PROFº LUCINETE MARQUES LIMA

DISCENTE: KARLIANE FIRMINO DE SOUSA COSTA

Síntese sobre os tipos de pesquisa

Em síntese o texto III aborda sobre os tipos de pesquisas educacionais existentes, objetivando promover a capacidade dos alunos de distinguirem essas pesquisas e os seus fundamentos e procedimentos técnicos.

A partir do fundamento neopositivista podemos então iniciar falando da pesquisa quantitativa, que é aquela que valoriza a dimensão observável e quantificável da realidade, esta pesquisa busca por resultados que possam ser quantificados, pelo meio da coleta de dados sem instrumentos formais e estruturados de uma maneira mais organizada e intuitiva. Para a crítica esse método fica na descrição e explicações de aspectos superficiais do problema.

Ao contrário da quantitativa, a pesquisa qualitativa não se preocupa com relação aos números, mas sim com relação ao aprofundamento e de como ela será compreendida pelas pessoas, privilegiando a descrição e interpretação dos aspectos subjetivos. Os pesquisadores que utilizam este método procuram explicar o porquê das coisas, explorando o que necessita ser feito sem identificar os valores que se reprimem a prova de dados, porque os dados analisados por este método não estão baseados em números.

A pesquisa exploratória procura explorar um problema, de modo a fornecer informações para uma investigação mais precisa, ela visa uma maior proximidade com o tema, que pode ser construído com base em hipóteses ou intuições, objetiva descobrir ideias e pensamentos, seu processo não-estruturado, utiliza dados qualitativos, por isso seu nível de cientificidade é considerado baixo. Em grande parte, essa pesquisa é proposta como etapa que antecede de pesquisas mais rigorosas (descritivas experimentais). Na maioria dos casos de pesquisa exploratória envolvem: Levantamento bibliográfico; Entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema; Análise de exemplos que estimulem a compreensão (estudos de casos).

A pesquisa descritiva realiza um estudo detalhado, com levantamento de informações através das técnicas de coleta (questionários, entrevistas, etc).Seu objetivo é descrever a natureza de um segmento demográfico, sem enfocar as razões pelas quais um determinado fenômeno ocorre. Ou seja, “descreve” o tópico da pesquisa, sem cobrir “por que” isso ocorre. Após a reunião dos dados, o pesquisador deverá analisá-los e interpretá-los para obter o resultado da pesquisa. Lembrando que o pesquisador deve agir apenas como observador, sem assumir qualquer tipo de interferência ao objeto de estudo. Este, por sua vez, deve ser analisado no seu ambiente natural, para que uma maior veracidade do registro seja alcançada. É conhecido como método de pesquisa observacional porque nenhuma das variáveis que fazem parte do estudo é influenciada.

A pesquisa experimental de acordo com a concepção positivista, tem maior poder explicativo, devido a ela ser mais planejada e por seguinte mais rigorosa, é realizada sob método experimental. Seu objetivo é compreender de que modo ou causas o fenômeno é produzido, relacionando causa e efeito.

Para Gil (2007),a pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

Para começarmos um processo de pesquisa experimental faz-se necessário a definição das variáveis dependentes e independentes, estranha e intervenientes.

Pesquisa bibliográfica

Esse tipo de pesquisa é feita a partir de fontes secundárias, e está presente em todas as pesquisas cientificas, e pode ser devolvida com vários objetivos dentre eles: A familiarização com o tema; reconstrução do referencial teórico do problema investigado; levantar informações sobre o objeto questionado.

Esse tipo de pesquisa deve limitar-se ao tema que foi escolhido pelo pesquisador, servindo como modo de se aprofundar no assunto. Por isso, além de traçar um histórico sobre o objeto de estudo, a pesquisa bibliográfica também ajuda a encontrar contradições e respostas anteriormente encontradas sobre as perguntas formuladas, ela também é muito utilizada em estudos históricos. Ela dá suporte a todas as fases de qualquer tipo de pesquisa, uma vez que auxilia na definição do problema, na determinação dos objetivos, na construção de hipóteses, na fundamentação da justificativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com