TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Texto ''eclipse Do Sol

Trabalho Universitário: Resenha Texto ''eclipse Do Sol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 3

Em análise feita ao artigo ‘’O eclipse do Brasil’’ destacam-se alguns pontos negativos que levam a desaceleração no crescimento do Brasil. Em 2011 o PIB não passou de 2,5%, resultado razoável para um país emergente, portanto a média mundial é de 3,3% no período, sendo assim o crescimento foi menor que a média mundial. Houve estímulos econômicos no país, mas logo, foi constatado, que esses estímulos foram momentâneos, somente para a eleição da presidente Dilma. Exemplo principal seria o incentivo a gastos, o que reflete em menos poupança, assim não havendo dinheiro para investir, inclusive a taxa de rendimento da poupança está abaixo da média mundial. Existiu a intervenção crescente do Estado na economia, alterações constantes nas regras de vários setores de negócio, a paralisações das reformas tributárias e trabalhistas, além de medidas protecionistas e interferência na taxa de câmbio. Dentre os países que formam o BRICS, foi o país que menos cresceu. Outro aspecto negativo é a Incerteza dos estrangeiros com relação à qualidade da gestão da economia brasileira, as altas taxas tributárias e inflacionárias. A mídia também gera grande influencia negativa, podemos tomar como exemplo a revista ‘’The Economist’’ e o jornal Britânico ‘’Financial Times’’, onde ironizam a política cambial. A criação da ‘’contabilidade criativa’’ transformou um pequeno superávit em um grande superávit. Devido a todos esses fatores, a imagem do Brasil no exterior fez com que a aplicação estrangeira caísse 76,5% em 2012. Por fim, o Brasil ter que enfrentar a concorrência dos países vizinhos que têm praticado uma política de maior autoridade fiscal e reformas econômicas, além de sofrerem menores intervenções do governo em suas atividades econômicas.

Dos pontos positivos, o artigo destaca a economia protecionista e a política seletiva da indústria Brasileira, em que se a empresa quiser importar pagando menos impostos, ela pode, mas tem de se instalar aqui e produzir também no Brasil. Apresentar um grande mercado consumidor interno. Outro aspecto bom é que grandes multinacionais e os fundos de investimentos em empresas continuam investindo no Brasil. Mesmo com essa visão distorcida do Brasil, 2012 fechou com o segundo maior volume da história em investimentos estrangeiros no setor produtivo.

Concluindo, ‘’O Eclipse do Brasil’’ nos exibe a transição econômica Brasileira, partindo de um período emergente à sua severa desaceleração. O país dispõe de recursos básicos para garantir seu crescimento, porem sua estrutura e forma governamental não permite tal feito. A fim de retomar seu crescimento constante, em um primeiro momento, a melhor saída para compensar a falta de poupança interna do país seria tentar atrair investidores externos, porem a piora da imagem do Brasil externamente tem efeito determinante sobre nossa capacidade de atrair o capital desses investidores.

Por fim, o artigo acrescenta inúmeros fatores a serem agregados à disciplina de economia, como por exemplo, compreender melhor a economia do país antes das tomadas de decisões que se relacionam à escolha de um novo presidente. O autocontrole financeiro, evitando assim ceder a estímulos de consumo que poderiam levar ao fim nossa poupança, de tal modo que nos impedirá de realizar futuros investimentos. Outro fator importante a ser agregado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com