TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo

Artigo: Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.784 Palavras (12 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 12

Capítulo 8 – Projeto Detalhado

O projeto detalhado é composto por algumas etapas, como os ciclos de detalhamento, a aquisição de itens e a otimização do produto da fase. Define como criar, ou comprar um item, envolvendo a sua codificação, identificação, classificação e padronização. Mostra como obter a especificação completa do produto (estrutura, desenhos, planos de processo etc.) e a construção de protótipos, envolvendo entre outros: o gerenciamento dos parâmetros críticos, avaliações analíticas e empíricas, como análise de falhas e ensaios de experimentos, o gerenciamento do custo-alvo dentro da gestão de custos, planejar o processo de fabricação dos componentes e montagem dos subsistemas, sistemas e produto final dentro do conceito de engenharia simultânea, considerando também o projeto de recursos de fabricação e o projeto de fábrica e enviar a documentação do produto a parceiros de desenvolvimento.

Os ciclos da fase estão divididos em ciclo de detalhamento, aquisição e otimização. A integração com a fase de projeto conceitual depende do grau de novidade e complexidade do produto. É importante ter conhecimento do projeto preliminar, os termos utilizados na fase e estar atento ao relacionamento com os fornecedores.

Na fase de projeto conceitual são realizados desdobramentos sucessivos (top down) em SSCs. Na fase de projeto detalhado, novos SSCs podem ser criados e todos eles são integrados no produto final (bottom up). Pode existir uma superposição entre as fases. Depende do grau de novidade e complexidade do produto.

Grau de novidade: Se menor, maior o nível de detalhamento na fase de projeto conceitual. Se maior, só conseguiremos identificar todos na fase de projeto detalhado. Grau de complexidade: Quando for maior, investir mais na fase de projeto conceitual para obter uma noção mais precisa do produto (algumas atividades da fase de projeto detalhado ocorrem na fase de projeto conceitual). Podem existir variações dessas práticas dependendo de especificidades do produto e cultura da empresa.

Algumas atividades designadas para uma fase podem ser realizadas em outra fase, ou podem iniciar em uma fase de terminar na outra. Recordar que o que determina uma fase é o gate, no qual algumas informações são congeladas para avaliação gerencial do desenvolvimento do projeto. SSCs: sistemas, subsistemas e componentes.

Projeto conceitual para o detalhado visa selecionar e determinar concepções alternativas, detalhar a documentação do produto, modelar produto, prototipar e similar, desenvolver plano de processo para os componentes.

Alguns autores definem a fase de projeto preliminar entre projeto conceitual e projeto detalhado. Justificativa: ter noção mais precisa do produto antes de gastar em detalhamentos. Consideram que a concepção é pouco detalhada. Necessário no passado quando os sistemas CAD não eram tão abrangentes. Com sistemas CAD mais completos, sistemáticas de gates técnicos e gerenciais e os ciclos da fase de projeto detalhado, não é mais necessário prever uma fase especifica para projeto preliminar. Para “rodar” um primeiro ciclo de detalhamento pode ser considerado uma fase de projeto preliminar, pois as atividades são as mesmas. Explicação completa no quadro 8.3, considera os casos de produtos inovadores, complexos, únicos ETO: engineering to order (ETOs) etc.

Tipos de parceria, desenvolvimento da tecnologia – parceiro da tecnologia, planejamento de projeto – parceiro de risco, projeto informacional – parceiro de risco co-desenvolvedor, projeto conceitual – co-desenvolvedor parceiro de tecnologia, projeto detalhado – fornecedor de serviços, preparação produção – fornecedor de serviços e fornecedor de peças-padrão.

Segue a atividade genérica descrita no capítulo 3, na qual todas atividades da fase de planejamento (capítulo 5) são revisadas. Cuidado para não exagerar no nível de detalhamento do planejamento: não se deve definir uma atividade para cada documento a ser gerado. Ter em mente que o Plano visa auxiliar a distribuição das tarefas, sua previsão e controle. Como prever a duração das atividades de detalhamento? Dados históricos.

Na Fase de criar e detalhar itens e documentos. Criar, reutilizar, procurar e codificar SSCs. Calcular e desenhar os SSCs. Especificar tolerâncias. Integrar os SSCs. Finalizar desenhos e documentos. Configurar produto e completar a estrutura do produto

Pode causar a impressão que até este ponto não existiam os SSCs. Os principais SSCs são identificados no projeto conceitual, e, muitas vezes, criados durante aquela fase. É comum que, na fase de projeto conceitual, eles sejam somente identificados, e a continuidade da sua criação ocorra durante a fase de projeto detalhado. Existem casos em que a concepção é bem genérica e vários SSCs são criados na fase de projeto detalhado. Criar compreende identificar, classificar e registrar o SSC na “base de dados” da empresa.

Recuperar da concepção ou do passado. Tentar reutilizar ou modificar. Tentar comprar item ou serviço de fabricação. Acionar o ciclo de aquisição. Criar os SSCs importantes e os mais viáveis. Identificar e classificar.

Identificação de itens: muitas empresas utilizam número significativo (código “falante”); este sistema não é flexível, não deve ser utilizado e era viável para a época sem computadores; deve-se utilizar um número sem significado (como o RG – registro geral – de identificação do cidadão brasileiro); o significado fica para o código de classificação;

Classificação de itens: ênfase na época da Tecnologia de Grupo (TG) nos anos 1960; TG agrupa objetos para: aproveitar as vantagens de suas similaridades e reduzir proliferação desnecessária; reduzir tempos de setup (na manufatura); formar família de componentes e células de manufatura; recuperar e reutilizar informações etc. Sistemas de Codificação e Classificação (SCC) do passado não eram flexíveis e sua aplicação era muito complexa (muitos dígitos e código dependia da pessoa). SSCs foram substituídos por base de dados flexíveis e cadastro de categorias códigos atuais de poucos dígitos, associados com atributos de base de dados.

Padronização de projeto: existem vários padrões e normas e as empresas podem definir os seus padrões; por exemplo, definir uma lista de componentes, materiais, dimensões e características preferenciais a serem adotadas (veja DFM); diminui a variabilidade de itens comprados, e, portanto, o seu estoque; melhora da qualidade, pois utiliza práticas consagradas pela empresa; maior confiabilidade, reduzindo os riscos de falhas, pois utiliza especificações mais estudadas e já experimentadas; maior intercambiabilidade, resultante da padronização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com