TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL

Artigo: PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 2

A CONTABILIDAE SOCIAL

Observamos anteriormente que a macroeconomia trata da evolução de toda a economia. O que distingue a macroeconomia da microecomia é o fato de a macroeconomia analisar o comportamento dos grandes agregados, sem preocupar-se com questões específicas dos mercados e agentes que compõem esses agregados. Rigorosamente, para avaliar o resultado da atividade econômica global, e aferir a riqueza de uma nação, deveríamos explicitar o quanto foi produzido de cada uma dentre milhões de mercadorias, o que seria não operacional e não ilustrativo para uma análise mais abrangente. Desse modo, devemos buscar medidas que permitam de forma simplificada mostrar o quanto a economia produziu, consumiu, poupou, exportou etc.

A necessidade de obter cifras ordenadas que, tornassem possível uma visão agregada dos fenômenos econômicos ficou mais patente a partir da grande Depressão dos anos 30, quando, evidenciou-se a necessidade da intervenção do Governo para recuperar o nível de atividade e de emprego. Foi necessário o desenvolvimento da chamada Contabilidade Social ou Contabilidade Nacional, ou seja, um mecanismo que permitisse medir a totalidade das atividades econômicas. Os que mais se popularizaram foram: o Sistema de Contas Nacionais e a Matriz Insumo-Produto.

Pressupostos básicos da Contabilidade Social

As contas procuram medir a produção corrente. Assim, não são considerados bens de segunda mão, produzidos em período anterior. Nas transações com esses bens, só se considera como parte da renda nacional a remuneração do vendedor (que é remuneração a um serviço corrente) e não o valor da mercadoria vendida.

As contas referem-se a um fluxo, normalmente de um ano. Assim, os agregados correspondem à variáveis fluxo, cujos valores são considerados ao longo de um período, isto é, têm dimensão temporal. Por exemplo: valor das Exportações em 1999, Consumo Agregado em 1999, Produto Nacional em 1999. Elas diferem das chamadas variáveis estoque, que se referem aos valores tomados em determinado ponto de tempo. Como exemplo, temos o nível de emprego, o saldo dos meios de pagamentos, ao final de um dado mês ou ano. A Contabilidade Social só trabalha com fluxos, não apresentando um balanço patrimonial, de estoques, como aparece na Contabilidade privada.

A moeda é neutra, no sentido de que é considerada apenas como unidade de medida (padrão para agregação de bens e serviços fisicamente diferentes) e instrumento de trocas. A moeda tem o papel de servir de padrão para a agregação de bens e serviços. A Contabilidade Social não se preocupa com o registro dos chamados agregados monetários, como meios de pagamento (oferta de moeda), empréstimos, depósitos, open market, aplicações financeiras etc., mas apenas com os agregados reais, que representam diretamente alterações da produção e da renda e são tratados nesse capítulo. As transações financeiras são registradas à parte no balanço do sistema Monetário e serão discutidos quando tratarmos tema referente à moeda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com