TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Finanças

Trabalho Escolar: Resumo De Finanças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

CAPITAL PRÓPRIO: É o aporte para dar início aos negócios, complementado por lucros futuramente e as reservas.

CAPITAL DE TERCEIROS:. É aquele que não é próprio, ou seja, de pessoas externas à entidade: fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar etc.

Calcula-se o percentual desse tipo de Capital dividindo Capital de Terceiros pelo Passivo Total; ou (Passivo Total – Patrimônio Líquido) dividido por Passivo Total.

K PRÓPRIO: PL / PASSIVO TOTAL

K TERCEIROS: PC / PASSIVO TOTAL

CUSTO DO CAPITAL: O custo médio ponderado de capital (WACC, em inglês) revela quanto custa para a empresa financiar suas atividades, usando como fontes o capital próprio e o de terceiros. Para determinar o WACC em situações reais, a única variável difícil de ser mensurada é o custo do capital próprio. O custo de capital de terceiros é uma informação fácil de ser extraída, pois o setor financeiro da empresa sabe o quanto paga de juros em cima das suas linhas de crédito.

Em empresas de capital aberto, o WACC é obtido através do Capital Asset Pricing Model (CAPM). Nesse modelo, o custo do capital próprio é obtido por meio da estimação de um prêmio de risco que compara a taxa de juros livre de risco e o prêmio de risco do mercado como um todo.

O cálculo do custo de capital próprio não é simples nem direto, seja para empresas listadas em Bolsa ou empresas de capital fechado. Uma forma mais pragmática é pegarmos informações diretamente dos acionistas das empresas. Afinal, se um empreendedor consegue entender seu papel de acionista, deverá saber responder a uma simples pergunta: qual o prêmio de risco aceitável para manter seus recursos investidos na empresa?

O prémio de risco é a diferença entre a remuneração exigida pelos acionistas e a taxa de juros livre de risco. Essa taxa, no Brasil, é a SELIC. Poupadores brasileiros podem, sempre que quiserem, comprar letras financeiras do tesouro (LFT), que paga aos investidores a taxa SELIC anual.

Em diversos grupos empresariais, o conselho de administração da holding determina o custo de capital próprio a ser utilizado nas outras empresas do grupo. Isso torna o cálculo do WACC direto e simples para a gestão da empresa. Assim, um empresário que considere um prêmio de risco de 7% como razoável exigiria, da sua empresa, um retorno sob o capital de 16,5% ao ano (9,5% da SELIC mais 7% do prêmio de risco).

EX: Calcular o valor do CMPC da empresa, financiada pelo Patrimônio Líquido (PL) de $ 600.000 e dívidas de $ 400.000.

Neste caso há 60% de capital próprio e 40% de capital de terceiros. A remuneração requerida pelos acionistas é de 20% e o custo da dívida é de 10%.

CMPC = (20% x 0,6) + (10% x 0,4) = 16%

PRÊMIO DE RISCO = REMUNERAÇÃO DOS ACIONISTAS (-) TAXA LIVRE DE RISCO DO PAÍS

20% - 9,5% = 10,5%

Cálculo CAPM: Ks = Rf + [b.(Km – Rf)]

Ks = Taxa de Retorno exigida pela ação;

Rf = Taxa de retorno do ativo livre de risco (títulos públicos, letras financeiras do tesouro (LFT))

b

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com