TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência Econômica E A Macroeconomia Antes Da Crise De 1929 - Resumo

Pesquisas Acadêmicas: A Ciência Econômica E A Macroeconomia Antes Da Crise De 1929 - Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 2

A ciência econômica e a Macroeconomia antes da crise de 1929.

A economia começa a ser entendida como ciência com os filósofos mercantilistas do século XVI e XVII, que acreditavam que a riqueza era o principal fim do Estado e os fisiocratas no final do século XVII e início do século XVIII, que acreditavam que só na produção agrícola era possível a geração e produção de excedentes.

Com a Revolução Industrial na Inglaterra em meados do século XVIII, os economistas clássicos como Adam Smith, Jean Babtiste Say e, David Ricardo, acreditavam que um sistema de liberdade econômica através de um mecanismo impessoal de mercado – Mão Invisível –, conseguiria harmonizar os interesses individuais, onde não existia desemprego e que a oferta gera demanda. Nessa época a economia tinha um foco voltado para a microeconomia.

Entretanto em 1929, com a queda da bolsa de valores de Nova York levando à falência milhares de empresas e famílias com o desemprego, a queda na renda e no total da produção da economia; fracassa a tese de um mercado auto ajustável, dos economistas clássicos. A partir de 1936, através da Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, do economista inglês John Maynard Keynes, uma nova teoria que explicaria o fenômeno e passaria a ser a mãe de toda a macroeconomia contemporânea.

Em sua teoria Keynes afirma que em momentos de crise, a intervenção do Estado pode gerar demanda, mediante os investimentos, com vistas a garantir níveis elevados de emprego. O investimento, para Keynes, é o fator dinâmico na economia, capaz de assegurar o pleno emprego e influenciar a demanda.

Fontes: Livro texto Introdução a Economia

www.ebah.com.br

www.passeidireto.com

Miriam de Lourdes Mariz de Assis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com