TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Macroeconomia

Por:   •  13/3/2016  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  1.830 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo o texto Macroeconomia de Marcelo Moura e Eduardo Andrade, o objetivo da Macroeconomia é tentar observar e entender a relação entre os agentes econômicos (consumidores, governo e empresas).

As ações desses agentes funcionam como um jogo, o qual envolve interesses próprios, barganhas e estratégias com o objetivo de satisfazer as suas necessidades com bens e serviços.

Segundo os autores, para entendermos como esse jogo funciona, precisamos entender antes a atuação de cada participante: consumidores, governo e empresa.

Os consumidores são todas as pessoas que alocam sua renda (salários, lucros, juros, etc) ao consumo –que é toda forma de aquisição de bens e serviços- ou à poupança – que é por exemplo, a compra de ações ou títulos , as aplicações financeiras em caderneta de poupança, etc-. Vale lembrar que os consumidores pagam tributos e utilizam seus recursos na acumulação de fatores de produção.

As empresas são organizações pertencentes à alguns consumidores e comandadas por eles, seu objetivo é produzir bens e serviços para a economia. Com a venda de sua produção, as empresas pagam tributos, remuneram fatores de produção através de salários, lucros, juros e alugues, e investem em novos ciclos produtivos para mantê-los ativos na economia.

Já o governo, atua na prestação de serviços a consumidores e empresas. Ele possui o poder de concentrar ou redistribuir renda por ter a capacidade de cobrar tributos de consumidores e empresas. Esses recursos recebidos são alocados na compra de bens e serviços e na transferência de recursos em forma de pensões, aposentadorias, juros da dívida pública, etc. Além disso, o governo é responsável pelo fornecimento de bens públicos.

Depois de definidos os papéis de cada agente econômico, o autor descreveu a relaçâo entre eles: o principio básico de comportamento (principio de racionalidade), no qual cada agente define suas estratégias para otimizar seu bem-estar é uma das primeiras peças dessa análise.

Em relação aos consumidores, o princípio de racionalidade nos informa que o objetivo deles é adquirir a maior quantidade de bens e serviços possível de acordo com sua renda. Então, quanto menor o preço deles, maior a quantidade demandada. Essa relação é definida como “Lei da Demanda”.

Para as empresas, o principio da racionalidade nos informa que quanto maior for o preço pago por determinada produto, maior será o interesse de intensificar a produção desse produto. Essa relação é definida como “Lei da Oferta”

Ao contrário das empresas e consumidores, o governo não tem principio de racionalidade básico que seja consenso para todos os economistas. Porém, o governo possui funções muito bem definidas como regulador máximo da economia: promover a estabilidade economia, garantir o cumprimento de contratos entre agentes ecoomicos, redistribuir renda, etc.

O que guia cada agente econômico a definir sua forma de interação e suas estratégias é o principio de racionalidade. As relações entre eles ocorrem nas trocas de valores monetários por bens, serviços e aquisição de meios de produção, que são realizadas em mercados. O mercado é um campo em que as negociações, as barganhas, os preços e os contratos são definidos entre os agentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com