TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo- Macroeconomia

Trabalho Universitário: Resumo- Macroeconomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  6.579 Palavras (27 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 27

RESUMO - MACROECONÔMIA

AULA 1 - O SISTEMA MACROECONOMICO – O FLUXO CIRCULAR DE RENDA.

Introdução

A macroeconomia tem por objeto o estudo da economia como um todo. Faz-se, portanto necessário, para a sua compreensão inicial, o entendimento das relações existentes entre os chamados agentes econômicos. Por meio da apresentação do diagrama do fluxo circular de renda, que mostra um sistema econômico de forma esquemática, podem-se visualizar as interações entre o fluxo de bens e serviços e o fluxo monetário, dentro de um determinado país.

O fluxo circular de renda de uma economia fechada e sem governo.

Pode-se dizer que uma economia está ativa ou em funcionamento, a partir do momento em que ocorram transações entre pessoas, entre empresas e, entre pessoas e empresas. A economia, portanto, pressupõe a troca, o comércio. A forma mais rudimentar ou simplificada de uma organização econômica é a que considera a existência apenas de empresas e pessoas como únicos agentes econômicos, pois, neste caso, já há a nítida separação entre vendedores e compradores, o que não ocorre de forma clara quando a troca é direta entre as pessoas (escambo).

Por empresas ou firmas devem-se entender quaisquer unidades produtoras de bens (produtos) e serviços, que atuem num dos três setores da economia, a saber:

PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO, TERCIÁRIO.

Uma unidade produtora agropecuária (setor primário).

Uma usina siderúrgica, uma costureira no seu ateliê (setor secundário).

Um banco de negócios, um consultório médico, uma escola, um motorista com seu táxi (setor terciário).

Serão todos agrupados em uma única categoria denominada “empresas”. Portanto, o conjunto de empresas ofertantes de bens e serviços dos três setores compõe um agente econômico chamado empresas.

O total de toda a produção das empresas, que vem a ser o total da produção desta economia, é a produção agregada, que pode ser medida e receber o nome, por exemplo, de Produto Interno Bruto (PIB).

O segundo agente econômico deste modelo chama-se ”famílias”. Por famílias deve-se entender o conjunto de pessoas desta economia. Em outros termos, as empresas são unidades produtoras. E as pessoas que nelas atuam como proprietários e empregados serão agrupadas e consideradas na categoria chamada de famílias.

O produto total de uma economia pode ser medido de diversas formas, recebendo diferentes denominações. O PIB é uma delas. Os dois únicos agentes econômicos deste modelo são empresas e famílias, mas como ambos se relacionam?

TERRA - (recursos naturais)

CAPITAL - (prédio e maquinas)

Trabalho, terra e capital são chamados de fatores de produção.

As empresas podem necessitar também de bens intermediários como componentes etc., que são produzidos por outras empresas. Estes insumos que se incorporam ao produto, não são considerados nesta análise, pois seus valores são compensados e desaparecem no cálculo contábil do PIB.

Receita (=PIB) Despesas (=PIB)

. . Bens e serviços vendidos Bens e serviços comprados i iiii

insumos para produção Terra, trabalho e capital

Salários Aluguéis, Juros e Lucros (=PIB) Renda (=PIB)

Fluxo de bens e serviços

Fluxo de moedas

O fluxo circular de renda de uma economia fechada e sem governo.

Para produzir, então, as empresas precisam adquirir fatores de produção ou alugar os serviços por eles prestados. A remuneração do trabalho são os salários, a da terra são os aluguéis e a do capital, os lucros. Pode-se considerar também que além dos lucros, o capital ainda recebe juros, para cobrir o custo de oportunidade do dinheiro investido na empresa.

Dito de outra forma, o capitalista (dono do capital e, portanto da empresa) vai exigir em troca do dinheiro investido na empresa, que haja um retorno correspondente ao lucro e mais uma parte que cubra o retorno que teria se tivesse investido este dinheiro em outra coisa. Parte-se do princípio de que poderia tê-lo aplicado no mercado financeiro e recebido os juros.

Em suma, a remuneração total das famílias (salários, aluguéis, juros e lucros) compõe a renda da economia. De posse da renda, as famílias têm os recursos financeiros para adquirir o total da produção da economia (PIB).

A negociação dos fatores de produção ocorre no chamado mercado de fatores que engloba os mercados de trabalho, de capital e de terras. A negociação do produto agregado ocorre no mercado de produto, também chamado de mercado de bens e serviços que envolve os mercados de diversos produtos e serviços.

Embora o PIB seja o total da produção de uma economia, seu cálculo é obtido pelo valor da produção comercializada e expressa em unidades monetárias, pois não seria possível somar litros de leite com toneladas de aço e com horas de consultas médicas, por exemplo. O valor total da produção de bens e serviços é obtido pelo somatório dos preços multiplicados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com