TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro Os Axiomas De Zurique

Ensaios: Resumo Do Livro Os Axiomas De Zurique. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 7

“Vejam o quebra-cabeça que é a Suíça. Essa minha terra ancestral é um lugarejo pedrento, com uma área menor que a do estado do Rio de Janeiro. Não tem um centímetro de litoral. É uma das terras mais pobres em minerais que se conhece. Não tem uma gota de petróleo que possa chamar de sua, e mal consegue um saco decarvão. Quanto à agricultura, o clima e a topografia são inóspitos a quase tudo.

Há trezentos anos a Suíça fica fora das guerras européias, principalmente porque, nesse tempo todo, não apareceu um invasor que realmente a quisesse. Com tudo isso, os suíços estão entre as pessoas mais ricas do mundo. Em renda per capita, comparam-se aos americanos, alemães e japoneses. Sua moeda é uma das mais fortes do mundo”. Trexo do livro Os Axiomas de Zurique

O livro retrata as varias especulações sobre como investir, e ficar rico.

Na primeira parte o autor ressalta a história da Suíça, que mesmo sendo uma das terras mais pobre em minerais, ela se sobressaiu e os suíços estão entre as pessoas mais ricas do mundo. E isso se da, pelo fato de que os suíços são os investidores, especuladores e jogadores mais espertos do mundo.

Devemos arriscar mais , jogar mais na vida, pois a vida em si é um jogo onde se ganha e também se perde é claro, mas não podemos parar no meio do caminho, pois o caminho a percorrer é longo e as vezes implacavel com aqueles que não se preparam. É isso que diz esse trexo do livro;

“Qualquer adulto sabe que a vida é um jogo. Muitos, provavelmente a maioria, sentem-se bastante infelizes com este fato, e passam a vida buscando meios e modos de aceitar o menor número de apostas possível. Outros,porém, fazem justamente o contrário, e, entre estes, os suíços”.

Os Axiomas começaram como uma bricadeira, mas na medida em que os anos se passarão a coisa foi ficando mais séria. Criaram o hábito de questionar a si próprios e uns aos outros sobre as manobras especulativas mais importantes: “Por que está comprando ouro agora?”, “O que o fez vender essa ação quando está todo mundocomprando?”, “Por que está fazendo isto, e não aquilo?” ... Obrigavam-se mutuamente a formular as idéias que os guiavam. Nos últimos anos, os Axiomas não mudaram muito. Cessaram de evoluir. Tanto quanto se sabe, estão hoje na sua forma final: 12 Grandes Axiomas e 16 Axiomas Menores.

O 1º GRANDE AXIOMA: DO RISCO

Preocupação não é doença, mas sinal de saúde.Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante.

Nessa Oxioma o autor conta a história de duas jovens, que querem fazer seu dinheiro crescer.

1º AXIOMA MENOR

Só aposte o que valer a pena. Um antigo clichê diz que “só se deve apostar o que se possa perder”.

2º AXIOMA MENOR

Resista à tentação das diversificações.

Na ladainha dos aconselhamentos convencionais de investimentos, “uma carreira diversificada” está entre os objetivos mais procurados e reverenciados. A sabedoria convencional manda diversificar.

Estratégia Especulativa

Façamos uma rápida revisão do 1º Grande Axioma.

Especificamente, o que ele aconselha a fazer com o seu dinheiro?

Manda arriscá-lo. Não tenha medo de se machucar um pouco. Geralmente, a taxa de risco em que estará envolvido não chega a ser de arrepiar os cabelos. Ao se decidir a enfrentá-la, estará se dando a única chance realista de pôr-se acima da pobreza.

O preço a pagar por esta chance gloriosa é um estado de preocupação permanente. Esta preocupação, porém,insiste o 1º Grande Axioma, não é a doença que a moderna psicologia acredita ser. É o molho forte e picante davida. Quando você se habituar com seu gosto, não passará mais sem ele.

O 2º Grande Axioma: DA GANÂNCIA

Realize o lucro sempre cedo demais.

A ganância é a prima doente, inchada e autodestruidora do comprismo. No sentido aqui empregado,“comprismo” é o desejo natural de maior bem-estar material, sem conotações pejorativas.

3º AXIOMA MENOR

Entre no negócio sabendo quanto quer ganhar;

quando chegar lá, caia fora.

O 3º Grande Axioma: DA ESPERANÇA

Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o. A incapacidade de abandonar rapidamente um barco que esteja afundando provavelmente custou mais dinheiro a especuladores que qualquer outro erro.

4º AXIOMA MENOR

Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como fatos da vida. Conte incorrer em várias, enquanto espera um grande ganho.

Estratégia Especulativa

O 3º Grande Axioma diz que não é para ficar parado, estático, quando surgem problemas. Diz para cair fora rápido.

Não reze, não alimente esperanças. Esperanças e orações são ótimas, não há dúvida, mas não fazem parte doinstrumental do especulador.

Ninguém acha fácil obedecer aos ensinamentos deste Axioma duro e prático, sem sentimentalismos.Examinamos três obstáculos à sua implementação: medo de arrepender-se, incapacidade de abrir mão de parte deum investimento, e a dificuldade de admitir erros. Você pode ser vítima de um ou mais desses problemas, e talvez em níveis sérios. Mas vai ter de resolvê-los, de algum modo.

Os Axiomas tratam de especulação, não de auto-análise, de forma que nada têm a oferecer sobre como você há de superar tais obstáculos. Isto é um processo íntimo, pessoal, provavelmente, esse como é diferente em cadacaso. O 3º Grande Axioma limita-se a dizer que saber perder é essencial para o especulador. É parte da técnicado jogo. O fato de a maioria não conseguir aprender essa técnica é uma das principais razões por que existem tão poucos bons especuladores e jogadores.

O 4º Grande Axioma: DAS PREVISÕES

O comportamento do ser humano não é previsível.

Desconfio de quem afirmar que conhece uma nesga que seja do futuro.

Estratégia Especulativa

O 4º Grande Axioma diz para você não montar o seu programa especulativo baseado em previsões, porque dá errado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com