TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo EPA

Casos: Resumo EPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  7.608 Palavras (31 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 31

INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

O mundo havia ingressado na Era Industrial, deixando a Era da Agricultura e o artesanato para trás. Os países começaram rapidamente o processo de industrialização, os chamados países industrializados, logo se transformaram em países de primeiro mundo. Neles a indústria conquistou o espaço econômico e financeiro dá época, e as fabricas não paravam de crescer.

No desapontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Wilson Taylor, e iniciou a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. O outro era europeu, Henry Fayol, e desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas. Muito embora ambos não tenham se comunicado entre si e tenham partido de pontos de vista diferentes e mesmo opostos, o certo é que suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações.

Em função dessas duas correntes, a Abordagem Clássica da Administração é desdobrada em duas orientações diferentes e, até certo ponto, opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência: De um lado, a Escola da Administração Científica, desenvolvida nos EUA, a partir dos trabalhos de Taylor. De outro lado, a corrente dos Anatomistas e Fisiologistas da organização, desenvolvida na França, com os trabalhos pioneiros de Fayol.

Abordagem Clássica da Administração

a) Administração Científica – Taylor – Ênfase nas tarefas.

b) Administração Clássica – Fayol - Ênfase na estrutura.

Origens da Abordagem Clássica

As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam as consequências geradas pela Revolução Industrial e podem ser resumidas em dois fatos genéricos, a saber:

1 - O crescimento acelerado e desorganizado das empresas, ocasionando uma gradativa complexidade em sua administração e exigindo uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes.

2 - A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de se obter o melhor entendimento possível dos recursos e fazer face á concorrência e á competição que se avolumavam entre as empresas.

Para o enfoque da Abordagem Clássica da Administração, teremos um capítulo sobre a Administração Científica de Taylor e de seus seguidores um resumo (cap.3) e depois um capítulo sobre a Teoria Clássica de Fayol um resumo (cap.4).

CAPÍTULO 3- ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

No inicio do século XX, surgiu a Administração como ciência. Sua primeira abordagem, conhecida como Escola da Administração Científica, baseia-se na ênfase colocada nas tarefas. O nome Administração Científica é devido á tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são as observação e a mensuração.

A Obra de Taylor

1- Primeiro período de Taylor

O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Shop Management (1903), sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time Study).

Em essência, Taylor diz, em Shop Management, que:

a) O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção

b) Para realizar tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.

c) Os empregados devem ser cientificamente selecionados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser compridas.

d) Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja comprida.

e) A Administração precisa criar uma atmosfera de íntima e cordial cooperação com os trabalhadores para garantir a permanência desse ambiente psicológico.

2- Segundo período de Taylor

Corresponde à publicação de seu livro The Principles of Scientific Management(1911), quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um tolo. A partir daí, desenvolveu seus estudos sobre a Administração geral, a qual denominou Administração Científica, sem deixar de lado sua preocupação quanto à tarefa do operário.

Administração como Ciência

Para Taylor, a Organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo á ciência: a Ciência da Administração. Como pioneiro, o mérito de Taylor reside em sua contribuição para encarar sistematicamente o estudo da organização.

Taylor procurou aplicar a Administração Científica nos padrões de produção: padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotinas para execução de tarefas e prêmios de produção para incentivar a produtividade. Embora Taylor se preocupasse mais com a filosofia, com a essência da idéia que exige uma revolução mental tanto da parte da direção como da parte dos operários, a tendência de seus seguidores foi uma preocupação maior com as técnicas do que com a filosofia da Administração Científica.

A Organização Racional do Trabalho

Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos. Notou que isso levava a diferentes métodos para fazer a mesma tarefa e uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Como há sempre um método mais rápido e um instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com