TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Livro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

Matemática Financeira

Universidade Estácio de Sá – Unidade Nova América

Professor: André de São Thiago

Turno: Noite

Período: 2014.01

Alunos: Daniele de Lima C. de Castro - 201201350271

Exercícios impares das páginas 121, 122, 123, 124 e 125

Um empréstimo, cuja principal é de $ 20.000,00, foi realizado a juros compostos e deve ser liquidado mediante o pagamento de 12 prestações mensais, iguais e sucessivas. Calcule o valor dessas prestações sabendo-se que a taxa de juros cobrada é de 12% ao ano, capitalizados mensalmente, e que a 1ª prestação ocorre 30 dias após liberação dos recursos.

Um empresário deseja obter um financiamento para adquirir um equipamento, cujo valor à vista é de 10.000,00. Para diminuir o valor das prestações, ele pretende dar uma entrada de $3.000,00 por ocasião da compra. Calcule o valor das 24 prestações mensais, iguais e sucessivas para a parte financiada

Introdução

O Valor Presente Líquido (sigla VAL ou NPV em inglês) permite comparar investimentos iniciais com retornos futuros. É muito utilizado no estudo de viabilidade de um projeto ou novo negócio, a fim de indicar se vale a pena, ou seja, se é mais vantajoso do que simplesmente deixar o dinheiro investido.

Em complemento, a Taxa Interna de Retorno (sigla TIR ou IRR em inglês) calcula a taxa de juros para a qual manter o dinheiro investido seria equivalente a utilizá-lo em um novo projeto.

O Valor Presente Líquido (NPV) e a Taxa Interna de Retorno (IRR) são utilizados na análise de operações de investimentos ou financiamentos.

O Valor Presente Líquido (NPV=Net Present Value) de um fluxo de caixa de uma operação é o somatório de todos os valores futuros calculados no instante t=0 juntamente com o valor no instante zero.

A Taxa Interna de Retorno (IRR=Internal Rate Return) de um fluxo de caixa da operação é a taxa real de juros da operação financeira que faz com que o NPV seja igual a zero.

Há uma relação entre esses dois valores financeiros, sendo que as considerações sobre eles devem resultar de análises invertidas quando se tratar de Investimentos ou Financiamentos. A razão desta inversão é que alguém, ao realizar um Investimento de capital espera ampliar o mesmo, ao passo que ao realizar um Financiamento de um bem espera reduzir a aplicação.

Em um Investimento, se NPV for positivo, a Taxa Interna de Retorno (IRR) é maior do que a Taxa de Mercado, se NPV for negativo, a Taxa Interna de Retorno (IRR) é menor do que a Taxa de Mercado e se NPV=0 então a Taxa de Mercado coincide com a Taxa Interna de Retorno (IRR).

Chama-se Taxa de Mercado a taxa utilizada pelo investidor a titulo de comparação, podendo ser obtida por ele no mercado. Conclusão: Em um Investimento, se NPV é maior então a Taxa (IRR) também é maior.

Em um Financiamento, se NPV for positivo, IRR é menor do que a Taxa de Mercado, se NPV for negativo, IRR é maior do que a Taxa de Mercado e se NPV=0, então a Taxa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com