TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Logística

Monografias: Resumo Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO PF – LOGÍSTICA

DEFINIÇÃO:

“A missão da logística é dispor a mercadoria ou serviço certo,, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa” (BALLOU, 2001:21)

MERCADO ATUAL E A LOGÍSTICA

 Globalizado.

 Commoditização dos produtos: diferenciação por serviços.

 Clientes e consumidores finais exigentes.

 Ciclo de vida de produtos reduzem-se fortemente: riscos de estoques

 Proliferação de produtos

 Volatilidade e menos previsível..

OBJETIVOS DIVERSOS DA LOGÍSTICA ATUAL

 Dispersão geográfica

 Estoques baixos

 Velocidade de resposta

 Flexibilidade operacional

 Processos horizontais

 Sistemas just in time ; ECR

 Obstáculos à integração organizacional..

INFORMAÇÃO E LOGÍSTICA

Ponto de venda -> Código de barras -> ED I-> Centro de distribuição (Warehouse Management Services )-> Indústria(ERP-MRP) -> fornecedor

FLUXOS LOGÍSTICOS

Matéria-prima -> Indústria -> C.D. -> Varejo -> Consumidor

Pós-Venda: Consumidor -> Varejo -> C.D-> Indústria

LÓGISTICA INTEGRADA

DISTRIBUIÇÃO

Rede de fornecedores: indústria clientes

bens/ insumos comercial bens/serviços

COMPRAS serviços

MERCADO FORNECEDOR ORGANIZAÇÃO MERCADO CONSUMIDOR

1. Logística de entrada: corresponde ao conjunto de operações relativas ao fluxo de materiais e informações desde a fonte de matéria-prima até a entrada no processo produtivo. Fornecedores, transporte (fretes), embalagens (possibilidade de transporte sem determinados veículos), produto logístico (pensa nas dificuldades de transporte, ocupação de espaço em armazéns), certificado de qualidade.

2. Logística de apoio à manufatura: É a atividade que administra a movimentação para abastecer os postos de conformação e montagem, segundo ordens e cronogramas estabelecidos pela programação da produção.Planejamento agregado (análise do cliente, material até a produção), estoques (tem que haver um estoque de entrada e saída sendo que há uma dependência das demandas), armazenagem (deve cuidar dos insumos armazenados), movimentação interna, produção (serve como suporte à produção, cuida que os materiais estejam disponíveis na hora certa na mão de quem precisa).

3. Logística de distribuição: expedição (após as verificações necessárias e produção. Pega o pedido no estoque, monta o produto final e sai do armazém), distribuição física (jeito que organiza dentro do caminhão), transportes (fretes), embalagens, estoque na distribuição (estoques que serão feitos por outras pessoas, terceirizados ou não, ou seja, tenho que saber o que e quanto mandar para esses outros estoques ao longo da cadeia de distribuição), roteirização (comum: veículos, entrega para os clientes da maneira mais eficiente; é inerente ao trabalho logístico), níveis de serviço (trade off entre os tratamentos que a empresa deve oferecer, diferentes condições de serviço, é criado uma hierarquia dos clientes).

4. Logística reversa: retorno de produtos de pós-venda e pós-consumo. Se o produto retornou sem uso é pós-venda, caso contrário é pós-consumo.

DECISÕES PRINCIPAIS NA LOGÍSTICA

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com