TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Não Existe Gestão Sem Comunicação

Por:   •  10/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BARUERI – FATEC BARUERI                                  

DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO                                   SEMESTRE:

CURSO: GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO                            

PROFESSOR: Dr. NAILTON MATOS

ALUNO: ALEX APARECIDO EVANGELISTA BIGNARDI                 RA: 2090782011032

RESUMO: “NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO” de Daniel Costa.

O livro “Não existe gestão sem comunicação” do autor Daniel Costa, discorre sobre como o endomarketing e a comunicação interna são importantes para as companhias, e de que maneira afeta os colaborares, gestores, equipes e setores quando há ou não a sua aplicação.

Ao começo, o autor traça a comparação entre a motivação e o engajamento e este segundo é um fator importante a qual direciona ao futuro, dessa maneira cria-se um elo para o colaborador se ver na companhia. Conforme o apontamento de Costa, a falta do engajamento é o principal ofensor de indicadores, porém havendo-o trará o sentimento que os esforços são reconhecidos.

Segundo Costa, para que o colaborador esteja alinhado com a missão e visão da empresa, é necessário se tomar decisões corretas, e essa é uma parte minúscula da estratégia. A informação não deve ser fornecida em uma quantidade maior do que ele possa absorver, pois afetará a sua tomada de decisões. O autor aborda também sobre o colaborador ser a vitrine da companhia, consequentemente, deve-se começar por ele. Outro ponto, é a decisão estratégica, que quanto maior o nível hierárquico, mais complexa ela será, todavia é a base operacional que a faz acontecer.

Daniel Costa explana também sobre o endomarketing, a qual o cliente fica em segundo plano, dando lugar primeiramente ao colaborador e a empresa, dessa forma, o que será transmitido ao cliente, deve-se também ao colaborador.  A empresa necessita mudar sua abordagem a respeito dos benefícios fornecidos, tornando aquilo o que fornecido em algo como se fosse vendido, para estimular o desempenho do funcionário. O autor fala que a companhia precisa zelar do emprego e trabalho fornecido, pois esse é o primeiro produto fornecido. Outra citação é a comunicação interna que se relaciona com a credibilidade, simetria e retenção.

Dando continuidade, para Costa o que ocasionará a melhoria da comunicação, é a integração entre as equipes e setores, e é necessário falar do futuro para que as pessoas não fiquem atreladas a nostalgia. Se faz necessário realizar a gestão em parceria com os colaboradores, pois é dessa maneira que o endomarketing se internaliza dentro deles.  A ansiedade deve ser controlada para gerar um ambiente agradável de se trabalhar.

Conforme o autor, a comunicação interna se começa pelos líderes, pois é um ponto fraco na gestão, o feedback é importante, pois agrada ao colaborador.  O gestor deve passar mais tempo com a equipe e não fazer distinção, pois trabalha para eles e nunca negligenciar a comunicação direta.

Costa cita que o endomarketing deve ser consolidado como setor estratégico, porém é necessário o devido planejamento de sua estruturação. Ele sugere também a criação de canais na empresa, para a divulgação de informações e a comunicação deve ser ágil. É necessário haver a transparência na informação e sanar as causas de problemas na comunicação. O endomarketing é importante para a efetividade, pois é imprescindível a aplicação de esforço em estratégia de negócios do que em campanhas de datas comemorativas. Para entender as pressões que o colaborador enfrenta, o gestor deve sair do escritório e ir até ele e saber o momento propício para o contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com