TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro: erros e resultados na gestão do dinheiro

Tese: Resumo do livro: erros e resultados na gestão do dinheiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Tese  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do livro :Erros e Acertos Na Gestão do Dinheiro, Capítulos 1 e 2.

Autor: Marcus Antônio Teodoro Batista

1) Riqueza Financeira é Sinônimo de Felicidade?

2)O Sol Nasce Para Todos!

O livro Erros e Acertos na Gestão do Dinheiro procura mostrar quais atitudes e conhecimentos do mercado que as pessoas devem ter para evitar cometer equívocos de ordem financeira ou não. O livro também tem como propósito apresentar as várias riquezas que temos desde o nascimento e as que vamos conseguindo com o passar dos anos.

Na gestão do dinheiro, os principais erros, diz respeito às falsas percepções de que felicidade é sinônimo de riqueza, porém o dinheiro é apenas uma das riquezas que nós possuímos, ou seja, para nosso crescimento são necessárias outras riquezas. Independentemente da nossa situação financeira não podemos adotar uma rotina de reclamações, pensando que não somos merecedores de uma melhora considerável na nossa condição de vida.

Vivemos nesta dicotomia, de que por um lado, o dinheiro por si só não traz felicidade, mas por outro, a falta dele cria, na maioria das vezes, decepções pessoais e profissionais. Ou seja, as pessoas tornam-se mais realizadas à medida que suas aspirações e desejos vão sendo realizados.

Se você acha que suas realizações estão aquém da sua capacidade, comece a pensar de que forma você pode colocar em prática os seus planos. O que temos que pensar é que ninguém é melhor que ninguém, possuindo cada um as suas qualidades diferentes.

Quais são as verdadeiras riquezas que o ser humano pode ter? A inteligência, os conhecimentos, as qualidades morais e outras desde que sejam utilizadas em favor de si e dos seus semelhantes, sem prejudicar ou ferir ninguém.

O livro também apresenta certas atitudes para que o “sol brilhe mais no quintal da sua casa”. As pessoas estão sempre colocando a culpa dos seus insucessos no governo, no patrão, no vizinho... Agindo assim, nós sempre encontraremos justificativa para nossos erros. Errar faz parte de aprender, entretanto o que temos que fazer é aprender com os erros e tirar proveito deles.

Devemos aprender a dizer Não. Uma palavra “não” dita com consciência ajuda e muito a conseguir o tão almejado equilíbrio emocional, pessoal, existencial, financeiro e outros de qualquer pessoa. Somos obrigados a colocar esta palavra em nosso vocabulário e quase que diariamente seremos obrigados a pronunciá-la. A abundância do “sim” converte-se na escassez da palavra “não”.

São essas reflexões do autor, que nos ajuda a ser uma pessoa mais humana, a nos preocupar com o próximo e acima de tudo, reconhecer que o dinheiro não nos traz a felicidade completa, é preciso muitas outras riquezas para nos sentir melhores. E para sermos pessoas dignas, esses valores devem ser os princípios básicos para nossa vida.

Após isso o livro apresenta capítulos de como administrar o nosso dinheiro com base na nossa renda mensal. Apresenta uma forma simples, prática e objetiva de conhecer a sua real situação financeira e a partir desse ponto, estabelecer metas para melhorar esta situação.

Através do Grau de Liberdade Financeira (GLF) fica mais fácil saber com precisão qual a sua real situação financeira, e traçar metas para chegar ao ponto da prosperidade financeira que você deseja. O autor expõe o caminho do dinheiro: Ganhar, Consumir ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com