TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do texto: "Empreendedorismo: Uma viajem através dos tempos"

Por:   •  16/9/2021  •  Abstract  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

EMPREENDEDORISMO: CONTEXTO HISTÓRICO

A palavra empreendedor deriva da palavra francesa Entrepreneur, remete a uma pessoa que assume riscos e começa algo novo. Empreender está relacionado a fazer algo

Qual é a dimensão dessa palavra? Qual o seu contexto histórico?

Pelos séculos V a X o comércio não era muito desenvolvido, estamos falando do período feudal onde cada lugar buscava alto suficiência. O Aumento das atividades comerciais entre Europa, sudoeste da Ásia e norte da África foi proporcionando uma nova maneira de trabalho para as pessoas da época, estavam percebendo que não precisavam depender tanto do senhor feudal. O rígido sistema feudal foi caindo enquanto algumas mudanças políticas foram acontecendo. As pessoas já estavam começando a empreender, aproveitando a situação do aumento populacional e também de conflitos e guerras.

No período mercantilista Cristovão Colombo tinha um projeto empreendedor de descobrir novas terras, o Estado percebia que era de suma importância para o desenvolvimento econômico descobrir um território rico em material para explorar, então custeia o projeto.

Colombo atingiu seus objetivos?

Apesar de não ser exatamente o objetivo de Colombo descobrir as Américas foi algo muito bom para economia do Estado, empreender é assim, algumas coisas são alcançadas outras não. Com a Revolução industrial surgem muitos empreendedores, alguns fazem pactos com o governo para fabricação de produtos, outros investem na própria empresa procurando contratar pessoas para formar uma espécie de equipe de inteligência onde buscavam as melhores maneiras para aumentar a produtividade e o lucro da empresa.

Várias empresas no decorrer dos anos tiveram que mudar algumas coisas para não ficar para trás no mercado com tecnologias obsoletas por exemplo, mas algo que não conseguiram evitar foi a crise de 1929 que assolou o planeta. Porém, mesmo com a crise houve empreendedores buscando driblar as dificuldades.

Mas como se dá a relação entre o Estado e o empreendedor no sistema capitalista?

Os países mais ricos buscam estimular o empreendedorismo de várias maneiras, porém aqui no Brasil a uma desigualdade social que está crescendo cada vez mais, o país é considerado um lugar empreendedor, com muitos empreendedores, mas a grande maioria dos negócios não dão certo, aqui há muitos aspirantes a empreendedores e empreendimento ou tentativas disso por conta de necessidade, por conta de desemprego e por conta da desigualdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com