TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Texto "A Metapsicologia Do Cuidado"

Casos: Resumo Texto "A Metapsicologia Do Cuidado". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  2.606 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

O texto assinala a presença, em todas as culturas e épocas de procedimentos de recepção destinados a acolher no mundo o recém-nascido e, na sociedade ocidental moderna, também a criança e ao adolescente. Com a função de assegurar e promover a integridade e o ingresso na comunidade humana são esses os procedimentos de cuidado e para além do que se refere ao bem-estar do corpo ou da alma, há os que implicam as operações da separação e ligação, o fazer sentido. Constituir para o sujeito uma experiência de integração de modo a dar forma e inteligibilidade às experiências da vida que provocam turbulência emocional é a tarefa ética do fazer sentido, de tecer “um lugar humano para existir”.

O cuidado – com o outro e consigo – como forma do permitir ou facilitar que se crie/forme um sentido humano

• Sentido das práticas de recepção (mudanças de sua existência ao longo do tempo, do nascimento até a morte). Estabelecer ligações, dar forma, sequência e inteligibilidade aos acontecimentos que ao longo da vida evocam e provocam o retorno ás experiências da loucura e da turbulência emocional

As dimensões do cuidado com o outro e as figuras da alteridade

• O cuidar não envolve o fazer (agente de cuidados), colocando-se o agente cuidador como presença em reserva.

Sustentar e conter (Intersubjetividade transubjetiva)

• Não existimos, não nos sentimos existir, não conquistamos um senso de realidade se alguma continuidade não estiver sendo oferecida e experimentada. Diante dos percalços da vida das necessidades e desejos e das relações com os outros a continuidade não está assegurada e precisa ir sendo construída, tarefa do agente de cuidados que dá sustentação.

• Grupos podem nos ajudar nas transformações, ajudando a sonhar, ajudando a dar forma, colorido, palavra e voz aos estratos mais profundos do psiquismo, estas são formas importantes do cuidar.

Reconhecer (Intersubjetividade Interpessoal)

• Dois sujeitos frente a frente exercendo um para o outro, embora uma responsabilidade especial caiba ao agente cuidador (função de reconhecer). Cuidar é ser capaz de prestar atenção e reconhecer o objeto dos cuidados no que ele tem de próprio e singular.

Interpelar e reclamar (Intersubjetividade traumática)

• Marcado desde sempre pela incompletude; é o outro sexuado e, ele mesmo, desejante, vulnerável, dotado de um inconsciente (interpelar/seduzir).

Os extravios e excessos nas funções de cuidado: exageros da implicação

• Quando a intersubjetividade transubjetiva domina em excesso, é o cuidado que não dá sossego, sufoca.

Implicação e reserva: retomando a questão a partir das funções cuidadoras

• As funções cuidadoras quando são justificados pelas melhores razões humanitárias: salvar, socorrer, curar a todo custo. Para que se de equilíbrio dinâmico entre os três eixos dos cuidados, e mais ainda, para que este equilíbrio ocorra de modo espontâneo é necessário que o agente cuidador possa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com