TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisao Teorica

Artigo: Revisao Teorica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 5

2 REVISÃO TEÓRICA

Este capítulo apresenta uma breve abordagem do panorama histórico sobre o sistema de franquias no Brasil e no mundo, buscando embasar esta pesquisa a partir do surgimento deste instituto. Posteriormente, serão analisados os diversos conceitos dados ao sistema de franquia, sob o ângulo de diferentes autores.

Não seria possível prosseguir com o estudo sobre franchising sem apresentar uma terminologia básica para a compreensão deste sistema.

A expressão franchising, refere-se a um sistema de canais de distribuição que chegou ao Brasil alguns anos atrás de uma forma discreta, mas que nos últimos anos cresceu de maneira surpreendente, sendo amplamente aprovado pelo consumidor final.

De acordo com Gelman (1990), é inegável a velocidade com que o franchising vem se incorporando ao sistema de distribuição brasileiro. Inegável, mas nada surpreendente. Afinal, num país onde o capital é escasso e, portanto, caro, foi descoberto um modelo que fascina o empresário ambicioso, ávido por crescer rapidamente e sem precisar investir muito; e, seduz aquele que sonha em um dia ter seu próprio negócio, sem patrão, independente, e ainda com a proteção e o charme de uma empresa conhecida.

Conforme as considerações de Andretti (2000), quando os planos de demissões incentivadas viraram “moda” a partir de 1994, muitas pessoas se viram com um papel na mão sem saber muito bem o que fazer com ele. E mais, ainda correndo o risco de ver a indenização

20

ir embora repentinamente, levando anos de trabalho e a tão sonhada aposentadoria. O sistema de franchising começou a ganhar força e transformou-se na oportunidade de conseguir uma nova fonte de renda e ao mesmo tempo não ter mais um “patrão”.

De acordo com Mauro (1994), o franchising restabelece a confiança pela padronização de preços, produtos e serviços, o que proporciona a redução da variedade de marcas e, consequentemente, facilita a decisão de compra do consumidor, fazendo do franchising um sucesso. Deve ser ressaltado que o sistema de franquias também oferece riscos.

Andretti (2000) complementa que uma marca conhecida não significa sucesso garantido em um empreendimento. Uma loja não tem um faturamento igual à outra, muitos aspectos devem ser levados em consideração: franquia não é uma filial, mas sinônimo de um repasse contínuo de conhecimento, de “know how”, em que se mostram alguns passos, mas o desenvolvimento de cada uma depende de seu próprio empreendedor.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising – ABF, a franquia empresarial é o meio mais seguro de se ter um negócio, pois o franqueado compreende a partir das experiências de sucesso vividas pelo próprio franqueador. Este repassará ao licenciado não só seus produtos e serviços, mas, todo um formato operacional testado e aprovado e, dependendo do tipo de empreendimento, o franqueado terá pleno suporte e assistência técnica.

21

2.1 HISTÓRICO DO SISTEMA DE FRANQUIAS

A franquia surgiu como um método de comercialização de certos produtos para incentivar e facilitar as vendas dos mesmos.

Andretti (2000) comenta que o surgimento da franquia é de quase mil anos atrás, dos tempos da Idade Média, quando o poder e o dinheiro estavam ligados à posse de terra. Um exemplo é a concessão que a igreja dava a alguns senhores de cobrar, em seu nome, uma taxa dos camponeses pelo uso de terra, recebendo em troca um percentual.

Já a origem do termo em si pode ter vindo da palavra “Franc”, do francês antigo, que significa a transferência de um direito, a outorga de um privilégio, a concessão exclusiva. A palavra “franchise” em língua inglesa significa basicamente, um “direito” que alguém adquire para fazer alguma coisa, por autorização de outrem.

Segundo Mendez e Lehnisch (1991), “franche significava, literalmente, a outorgação de um privilégio, de uma autorização. As villes franches eram cidades que usufruíam de privilégios outrora reservados somente aos senhores.” Naquela época, a cidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com