TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO TEÓRICA ADMINISTRAÇÕES GERAIS

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.514 Palavras (15 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 15

2. REVISÂO TEORICA

2.1 ADMINISTRAÇÕES GERAIS

São muitos os conceitos e diferentes sentidos para a palavra administração, o que mostra o caráter indisciplina da atividade. A administração é praticada de diversas formas desde os primórdios da civilização. Há quem diga que é a mais antiga das profissões, porém é bastante comum escutar que se trata de um novo campo de atuação, o que não é verdade. A novidade esta na sistematização dos conceitos da administração e a complexidade que atingem as grandes organizações.

        A Teoria da Administração é formada por conceitos que surgiram e vem se reciclando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de técnicas para resolvê-los. Como afirma Chiavenato (2004, p.26).

Apesar dos progressos no conhecimento humano, a chamada Ciência da Administração somente surgiu no despontar do inicio do século XX. A TGA é uma área nova e recente do conhecimento humano. Para que ela surgisse forram necessários séculos de preparação e antecedentes históricos capazes de permitir e viabilizar as condições indispensáveis ao seu aparecimento.

Com a revolução industrial novos mercados e novas necessidades começaram a surgir, também surgiram pessoas capazes de gerar uma mão de obra especializada em assumir cargos de gerencia, fiscalização e posteriormente a direção das empresas emergentes e daquelas que já necessitavam crescer pela sua alta produtividade. O novo administrador também evolui a cada instante, desde a revolução industrial, passando pela escola cientifica, clássica, humanística, burocrática, sistemática, contingencial e das varias outras teorias e conhecimentos desenvolvidos para melhorar e criar novas práticas da administração. O administrador deve possuir conhecimento geral, técnicas e ferramentas administrativas e capacidade de sempre buscar novas maneiras de se fazer o que esta sendo feito, não ficando estagnado, nem a margem das novas tecnologias e condutas morais e sociais.

O estudo da TGA (Teoria Geral da Administração) é complexo e longo, então para não aprofundar muito no tema ou tornar o trabalho um manual das escolas e teorias da administração segue abaixo quadro relacionando as idéias, autores, foco e enfoque das principais teorias administrativas.

[pic 1]

Quadro 1- TABELA DAS TEORIAS

Fonte:https://sites.google.com/site/profamarilza/home/tga/tabela-das-teorias.acessoem20.09.2016

        Mais dois pioneiros da administração não vou poder deixar de citar, nas palavras de Chavianato (2004, p.48).

[...] dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era o americano Frederick Winslow Taylor, e iniciou a chamada escola da administração cientifica preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. O outro era europeu, Henri Fayol, e desenvolveu a chamada Teoria clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases cientificas [...]

        As teorias clássicas e cientificas, focam na produtividade e racionalização do trabalho operário e controle das atividades dos gestores, elas fazem com que os gestores parem e pensem sobre o processo produtivo e ainda mostram a importância da padronização de métodos de trabalho. Mesmo sendo as duas teorias muito importantes para a criação do conhecimento que temos hoje, elas tem suas diferenças.

TEORIA CIENTIFICA de FREDERICK W. TAYLOR

TEORIA CLÁSSICA de HENRY FAYOL

Origem no chão de fabrica

Origem na gerencia administrativa

Ênfase nas tarefas

Ênfase na estrutura

Máxima divisão do trabalho

Criação dos papeis gerenciais

Enfoque na produção

Enfoque na gerencia

Criou princípios para melhor organizar a produção, treinar e selecionar o trabalhador

Criou princípios para guiar o gerente no processo administrativo

Sucesso do operário X sucesso da organização

 

 

Sucesso da organização X papéis do gerente

Visão de baixo para cima

Visão de cima para baixo

Eficiência e eficácia no setor produtivo através da racionalização do trabalho

Eficiência e eficácia no setor administrativo através da especialização do administrador

Obcecado pela classe operaria

Obcecado pelo comando

Quadro 2: TEORIA CIENTÍFICA X TEORIA CLÁSSICA

Fonte: o autor

 Taylor iniciou sua careira como operário e depois como engenheiro, como tinha larga experiência na linha de produção destacou a necessidade de racionalizar o tempo e a divisão do trabalho para aumentar a eficiência nas fábricas. Sua grande contribuição teórica foi nas diretrizes que fixou para a racionalização do trabalho industrial e na divisão da autoridade e supervisão ao nível de linha, autoridade vertical. Ele criou seus princípios pra melhor organizar a produção, treinar e selecionar o trabalhador.

Fayol buscou uma visão mais geral da empresa e criou uma teoria mais global da ação administrativa. Sua preocupação era a com eficiência das tarefas do administrador e com a estrutura administrativa e organizacional. Criou seus princípios para orientar, guiar o gerente no processo produtivo.

A administração tornou-se uma importante área da atividade humana, Existem vários aspectos comuns nas organizações, mais o principal é que toda organização é formada de pessoas, e estas dependem umas das outras. De acordo com Chiavenato (2004) administrar é realizar as tarefas e atingir metas através de pessoas. O administrador, neste processo tem a função de interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação por meio do planejamento, organização, direção e controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (385.2 Kb)   docx (241.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com