TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENÇAS ENTRE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E REVISÃO DE LITERATURA

Por:   •  21/12/2017  •  Artigo  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  1.414 Visualizações

Página 1 de 9

DIFERENÇAS ENTRE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E REVISÃO DE LITERATURA

Zulma Gonçalves ...

Wilson*

Outros membros da equipe

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo abordar sobre a temática Diferenças entre fundamentação teórica e revisão de literatura, tema este relacionado à pesquisa científica e construção do conhecimento acadêmico. Na atividade de pesquisa, é importante pontuar que o pesquisador procura informações, consultando livros, revistas, verificando documentos, fazendo entrevistas, tratando as informações levantadas de forma acurada e objetiva. O trabalho com a pesquisa deve dar contribuição para que se forme consciência crítica de quem está pesquisando, já que, ao pesquisar, o indivíduo se apoia em observações, análise e deduções que interpreta num exercício de reflexão crítica que, gradualmente, forma o espírito científico e embasa a construção do conhecimento mais elaborado. Diante dessas considerações, o trabalho ora aqui a ser desenvolvido visa abordar sobre as diferenças que se apresentam entre a fundamentação teórica e a revisão de literatura e as nuances que as referidas abordagens apresentam para a construção do trabalho acadêmico e científico.

Palavras-chave: Pesquisa. Referencial Teórico. Revisão de Literatura. Diferenças.

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo abordar sobre a temática Diferenças entre fundamentação teórica e revisão de literatura, tema este relacionado à pesquisa científica e construção do conhecimento acadêmico, o qual é de suma importância para o acadêmico em processo de formação a fim de que construa o conhecimento assentado em bases sólidas e bem fundamentadas.

_____________

Alunas do do 1º Período do curso de Licenciatura em .......... da Uniasselvi.

A pesquisa acadêmica tem ganhado cada vez mais destaque e relevância no cenário atual devido ao fato de que, como anota Prodanov e Freitas (2013) a pesquisa consiste numa atividade que tem por finalidade a resolução de problema se solução de dúvidas mediante a utilização de procedimentos científicos. No trabalho do pesquisador, este faz um estudo planejado sempre visando descobrir respostas para questões às quais aplica o método científico, partindo sempre de um problema, de uma situação que instiga a necessidade de investigação.

Na atividade de pesquisa, é importante pontuar que o pesquisador procura informações, consultando livros, revistas, verificando documentos, fazendo entrevistas, tratando as informações levantadas de forma acurada e objetiva. O trabalho com a pesquisa deve dar contribuição para que se forme consciência crítica de quem está pesquisando, já que, ao pesquisar, o indivíduo se apoia em observações, análise e deduções que interpreta num exercício de reflexão crítica que, gradualmente, forma o espírito científico e embasa a construção do conhecimento mais elaborado.

Diante dessas considerações, o trabalho ora aqui a ser desenvolvido visa abordar sobre as diferenças que se apresentam entre a fundamentação teórica e a revisão de literatura e as nuances que as referidas abordagens apresentam para a construção do trabalho acadêmico e científico.

A revisão de literatura compreende a parte do trabalho acadêmico em que se pode observar citações literais ou as chamadas citações diretas e também as paráfrases o citações indiretas. Nessa parte do trabalho acadêmico é possível observar  o quanto é importante para o autor/pesquisador a construção textual com o diálogo com os autores estudados, que fundamentam o texto acadêmico, assegurando o caráter de cientificidade ao texto, apresentando ainda os pontos de vista dos mesmos sobre o assunto tratado. é nessa parte do texto também em que é possível fazer o levantamento de conceitos-chave do assunto da pesquisa, bem como interrelacionar tais conceitos. Nessa etapa o sujeito pesquisador irá buscar encontrar subsídios de caráter científico para se basear em seus estudos a partir de estudos e de trabalhos que já foram publicados, para que, então, exponha, discuta e opine sobre os principais assuntos que serão tratados em seu trabalho, assim como faça definições de termos e conceitos basilares para a realização de sua pesquisa.

No tocante ao referencial teórico, este concerne ao campo da relação que se faz da seleção que cada conceito-chave significa na pesquisa e o uso que o autor desta faz de cada conceito em consonância com o que vai abordar. No referencial teórico o autor faz a explanação do seu trabalho e como  abordará cada conceito por ele utilizado. É nessa etapa do trabalho que o sujeito pesquisador irá buscar entender o seu problema de pesquisa, com base nos conhecimentos teóricos da revisão bibliográfica, os quais auxiliarão na sua busca por respostas ao problema pesquisado.

A importância das duas abordagens se dá em razão de que todo trabalho de cunho cientifico necessita de análise prévia de material já produzido e disponível no meio acadêmico para que venham a contribuir para a formação do conhecimento, sendo, pois, componentes que fornecerão ao pesquisador maior domínio sobre o tema com o qual irá trabalhar.

Assim, o trabalho a ser aqui desenvolvido utilizará como fontes artigos acadêmicos e outros trabalhos de natureza acadêmica e científica para embasar e fundamentar a abordagem a que se propôs.

  1. DIFERENÇAS ENTRE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E REVISÃO DE LITERATURA

A atividade de pesquisa constitui um importante meio de construção crítica do conhecimento, servindo como elemento de grande relevância para que os estudantes, professores e pesquisadores construam, e ampliem o conhecimento, contribuindo assim para o desenvolvimento científico e também tecnológico na sociedade, bem como para a evolução da humanidade na sua longa trajetória ao longo do tempo.

Assim, importa para o estudante de graduação ter maior conhecimento sobre o campo da pesquisa científica e a metodologia que esta adota para a abordagem sobre problemas que instigam a necessidade de estudos e investigação. Assim, o trabalho a ser aqui desenvolvido ira se dedicar a analisar sobre dois importantes campos da pesquisa de caráter cientifica, que são a fundamentação teórica  e a revisão de literatura.

A revisão de literatura consiste na etapa do trabalho científico e acadêmico em que o pesquisador deve citar artigos relacionados aos referenciais teóricos ou sobre as abordagens relacionadas com o referencial teórico empregado no trabalho. É, pois, a parte do texto científico em que se apresenta uma síntese de estudos que já foram realizados no campo de desenvolvimento de uma pesquisa que está sendo realizada. Tem esta parte por objetivo apresentar o objeto de estudo e como este tem sido tratado ao longo do tempo; apresentar como o objeto de estudo se encontra em dado momento – o chamado estado da arte-; também podendo ser a revisão empírica, a qual consiste na avaliação de procedimentos já realizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com