TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risk Hedging

Exames: Risk Hedging. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  6.219 Palavras (25 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 25

ECONOMIA PORTUGUESA

Trabalho de grupo

A Globalização e o efeito da concorrência no mercado externo

ÍNDICE

1. SINOPSE 2

2. INTRODUÇÃO 2

3. CICLO DE VIDA DO PRODUTO/SERVIÇO 3

4. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO 7

5. COMUNICAÇÃO E MARKETING 10

6. INOVAÇÃO E UM NOVO ENTENDIMENTO 12

7. CENTRALIZAÇÃO DE SERVIÇOS 14

8. CONCLUSÃO 17

1. Sinopse

A Globalização está na ordem do dia, não se vislumbrando a curto prazo uma tendência contrária nos actuais modelos de comércio e investimento mundiais.

Pretende-se com o presente trabalho apresentar os contornos da Globalização e o seu efeito da concorrência no mercado externo.

O conceito, a origem e a sua generalização. A abordagem das suas bases tecnológica, económica e de regulamentação constituem também os temas a desenvolver e que nos ajudam a perspectivar o impacto na competitividade dos mercados.

Analise dos efeitos da Globalização na cadeia de valor (desde a concepção dos produtos/serviços à assistência pós venda) bem como no ciclo de vida dos produtos/serviços estão igualmente patentes na análise a efectuar.

Destaque-se por fim o impacto da globalização na economia nacional bem como eventuais tendências futuras.

2. Introdução

A Globalização no seu aspecto económico basicamente significa uma organização de negócio global que substitui a tradicional local ou regional.

É sobretudo nas ultimas décadas do seculo XX que, fruto das grandes transformações de “encurtamento de distancias” resultante da transformação no sector dos transportes e sobretudo das tecnologias de informação e comunicação que o processo de globalização é francamente notório.

O colapso de espaço e tempo consequência das referidas disrupções tecnológicas vem facilitar o desenvolvimento económico e transacções comercias entre países e regiões acompanhado por acordos e redução das barreiras de transacção comerciais.

O modelo de negócio internacional passou a ser muito apropriado às organizações multinacionais com operações em varias regiões do globo e respectivos recursos (fornecedores e produção) igualmente disseminados onde globalmente seja mais conveniente.

O impacto desta nova ordem na economia Portuguesa e o seu efeito na concorrência de mercados constitui actualmente para as empresas um enorme desafio na conquista de novos mercados sendo um tema de análise.

História da globalização

A Globalização e seu impacto na economia nacional,

o papel do estado e do sistema financeiro.

Os efeitos da União Europeia e a globalização

(um projeto politico e económico) nos diferentes mercados (Ana Neves também uma visão)

(nacional e concorrência face mercado externo).

(está no livro que a graça tem – Raquel e Mónica)

Desenvolvimento: A Globalização e resultados versados

Os efeitos da Globalização no sistema da cadeia de valor dos produtos/serviços

(matéria-prima – produtos-produção – distribuição – consumidor) no mercado nacional e

respetiva concorrência com o mercado externo.

Produtividade agregação de valor e competitividade nacional…

3. Ciclo de vida do produto/serviço

“O livro A Caverna de José Saramago, é um romance em forma de parábola que trata da saga de uma família de empreendedores que, através da Olaria dos Algores, fornece louças de barro ao mercado consumidor há três gerações. Entretanto, em determinado momento, os oleiros são informados que não existe mais demanda para os produtos cerâmicos por eles produzidos e oferecidos. Na tentativa de dar continuidade à actividade, iniciam a confecção de bonecos de barro destinados à decoração, todavia estes também não são bem recebidos pelo público consumidor. O impacto da utilização de tecnologia na produção de produtos, cuja disseminação foi facilitada pela globalização, bem como a falta de percepção da Olaria sobre as mudanças ocorridas no mercado consumidor, foram determinantes para a sua falência, obrigando os seus proprietários a redirecionarem as suas vidas. Trata-se, portanto, de um ensaio que aborda uma temática que está directamente relacionada às organizações, à actividade de marketing e à sociedade contemporânea.”

Fonte: “Ciclo de vida de produtos, empreendedorismo, tecnologia e globalização: um olhar através da Caverna de Saramago “

Marisa Guarezi Silvestre, Francisco Giovanni David Vieira

Em regra o produto depois do período de desenvolvimento é introduzido ou lançado no mercado. Ganha mais e mais clientes ao longo do tempo. Eventualmente o mercado estabiliza-se e o produto torna-se maduro; depois de um tempo o produto é ultrapassado pelo desenvolvimento e introdução de outros competidores, chega assim á sua fase de declínio e é eventualmente retirado do mercado.

Apesar disso, muitos produtos falham na fase introdutória. Outros têm fases de maturidade muito cíclicas onde com o declínio têm o produto promovido para resgatar clientes. É nesta fase que a estratégia da empresa, a inovação tem mais importância.

“Na realidade muito poucos produtos seguem um ciclo tão prescrito”. O período de cada estágio varia enormemente. As decisões dos empresários podem mudar o estágio, por exemplo: da maturidade ao declínio causado pela diminuição de preços. Nem todos os produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com